O presente artigo é um recorte de um trabalho de conclusão de um mestrado profissional em Matemática. Temos por objetivo apresentar e discutir algumas contribuições do desenvolvimento de projetos de monitoria no processo de ensino aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, a partir das experiências vivenciadas pelo GAPEM (Grupo de Apoio Pedagógico ao Ensino de Matemática), um projeto desenvolvido por estudantes e professores de uma Escola de Educação Profissional na cidade de Pereiro no Estado do Ceará. O projeto é desenvolvido por um grupo de alunos monitores do Ensino Médio que, em parceira com seus professores, buscam amenizar as dificuldades enfrentadas por seus colegas ao estudar Matemática. Foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem exploratória, fazendo uso de entrevistas com participantes atuais e ex-alunos que fizeram parte do projeto, além de análises junto à escola onde o projeto é desenvolvido. Como fundamentação teórica, foi utilizado o Método Lancasteriano (Ensino Monitorial/Mútuo), que remonta à utilização histórica da monitoria na educação coletiva, a priori na Europa, e posteriormente implantado no Brasil pós colonização e a Teoria da Objetivação de Luis Radford, uma teoria educacional de abordagem sociocultural que trata a aprendizagem em torno de dois eixos principais: conhecer e tornar-se. Dentre as principais contribuições, observou-se que as monitorias proporcionam aos monitores experiências que vão muito além do domínio do conteúdo matemático, promovendo mudanças significativas em habilidades como: tomada de decisão, autoconfiança, abertura ao novo, forma de falar em público, foco e relacionamento interpessoal.