A TEORIA DE FEUERSTEIN COMO EMBASAMENTO TEÓRICO/PRÁTICO NO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM TEA E A UTILIZAÇÃO DO CÃO COMO RECURSO NA MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98581 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5188 "inscrito_id" => 20429 "titulo" => "A TEORIA DE FEUERSTEIN COMO EMBASAMENTO TEÓRICO/PRÁTICO NO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM TEA E A UTILIZAÇÃO DO CÃO COMO RECURSO NA MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "RESUMO: Este trabalho compõe o processo de escrita de uma dissertação e tem o objetivo de refletir sobre a teoria da Mediação, Experiência da Aprendizagem Mediada e da Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Reuven Feuerstein. Bem como, construir um diálogo destes conceitos com possíveis intervenções com crianças com Transtorno do Espectro Autista no Atendimento Educacional Especializado (AEE) utilizando a Intervenção Assistida por Animais (IAA), como recurso nos processos de mediação de aprendizagem. Propõe-se abordar a mediação tendo como perspectiva o professor como mediador dos recursos pedagógicos, ou seja, do ambiente externo, utilizando o cão como recurso dessa mediação, com o cunho de realizar uma maior aproximação da criança com TEA aos estímulos propostos e dessa forma propiciar alternativas de modificação de estruturas cognitivas. A metodologia desta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, com fundamentação em pesquisa bibliográfica que permitem elaborar algumas observações e entende-se que existem ótimas contribuições na interação social, na atenção e num maior engajamento de crianças com TEA através da IAA. Sobretudo, por ser uma pesquisa em andamento, ainda não possui dados conclusivos, porém bons indicativos quanto a utilização dos conceitos de Feuerstein para realizar uma intervenção pedagógica no AEE e acredita-se numa maior viabilidade de resultados positivos no sentido da promoção de aprendizagens com crianças com TEA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20429_TB5188_02072023104601.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MELISSA PEREIRA MELLO" "autor_nome_curto" => "MELISSA" "autor_email" => "melmarx2003@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98581 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5188 "inscrito_id" => 20429 "titulo" => "A TEORIA DE FEUERSTEIN COMO EMBASAMENTO TEÓRICO/PRÁTICO NO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM TEA E A UTILIZAÇÃO DO CÃO COMO RECURSO NA MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "RESUMO: Este trabalho compõe o processo de escrita de uma dissertação e tem o objetivo de refletir sobre a teoria da Mediação, Experiência da Aprendizagem Mediada e da Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Reuven Feuerstein. Bem como, construir um diálogo destes conceitos com possíveis intervenções com crianças com Transtorno do Espectro Autista no Atendimento Educacional Especializado (AEE) utilizando a Intervenção Assistida por Animais (IAA), como recurso nos processos de mediação de aprendizagem. Propõe-se abordar a mediação tendo como perspectiva o professor como mediador dos recursos pedagógicos, ou seja, do ambiente externo, utilizando o cão como recurso dessa mediação, com o cunho de realizar uma maior aproximação da criança com TEA aos estímulos propostos e dessa forma propiciar alternativas de modificação de estruturas cognitivas. A metodologia desta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, com fundamentação em pesquisa bibliográfica que permitem elaborar algumas observações e entende-se que existem ótimas contribuições na interação social, na atenção e num maior engajamento de crianças com TEA através da IAA. Sobretudo, por ser uma pesquisa em andamento, ainda não possui dados conclusivos, porém bons indicativos quanto a utilização dos conceitos de Feuerstein para realizar uma intervenção pedagógica no AEE e acredita-se numa maior viabilidade de resultados positivos no sentido da promoção de aprendizagens com crianças com TEA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20429_TB5188_02072023104601.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MELISSA PEREIRA MELLO" "autor_nome_curto" => "MELISSA" "autor_email" => "melmarx2003@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }