RESUMO: Este trabalho compõe o processo de escrita de uma dissertação e tem o objetivo de refletir sobre a teoria da Mediação, Experiência da Aprendizagem Mediada e da Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Reuven Feuerstein. Bem como, construir um diálogo destes conceitos com possíveis intervenções com crianças com Transtorno do Espectro Autista no Atendimento Educacional Especializado (AEE) utilizando a Intervenção Assistida por Animais (IAA), como recurso nos processos de mediação de aprendizagem. Propõe-se abordar a mediação tendo como perspectiva o professor como mediador dos recursos pedagógicos, ou seja, do ambiente externo, utilizando o cão como recurso dessa mediação, com o cunho de realizar uma maior aproximação da criança com TEA aos estímulos propostos e dessa forma propiciar alternativas de modificação de estruturas cognitivas. A metodologia desta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, com fundamentação em pesquisa bibliográfica que permitem elaborar algumas observações e entende-se que existem ótimas contribuições na interação social, na atenção e num maior engajamento de crianças com TEA através da IAA. Sobretudo, por ser uma pesquisa em andamento, ainda não possui dados conclusivos, porém bons indicativos quanto a utilização dos conceitos de Feuerstein para realizar uma intervenção pedagógica no AEE e acredita-se numa maior viabilidade de resultados positivos no sentido da promoção de aprendizagens com crianças com TEA.