EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96787 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2833 "inscrito_id" => 15123 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS" "resumo" => "A qualidade e a disponibilidade dos recursos hídricos estão diretamente associadas à consciência ambiental da população que usufrui dos mesmos. Usuários bem informados e conscientes auxiliam na preservação e recuperação dos bens naturais. Dentre os problemas que colaboram para a escassez de água destacam-se o crescente aumento da população, a intensa urbanização e a infraestrutura precária, além das questões ambientais como o desmatamento, poluição do ar, do solo e da água, e o aquecimento global. Diante desta situação, nota-se a necessidade de sensibilizar e conscientizar a população sobre os cuidados com o meio ambiente. Desta forma, o objetivo deste trabalho é estimular e oportunizar a formação, discussão e troca de experiências sobre a gestão de recursos hídricos e de riscos, sensibilizando a comunidade para o uso racional e sustentável da água e para a ação preventiva, reduzindo vulnerabilidades e amenizando desta forma os efeitos negativos causados pelos eventos hidrológicos críticos. Com este intuito, foram realizadas palestras, oficinas, entregues cartilhas e na sequência aplicado um questionário correlacionado ao tema para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas da região Oeste de Santa Catarina. A grande maioria dos alunos se mostrou interessada sobre o tema. Compreenderam que a água é um recurso não renovável e está em escassez devido a constante exploração e uso indevido. Durante as palestras os alunos responderam aos questionamentos realizados e muitos deram exemplos de como os pais/familiares realizam a economia de água em suas casas. Observa-se que há interesse das crianças em cuidar do meio ambiente e preservar a água, visto que elas interagiram dando exemplos e sugestões de como preservar, economizar e reutilizar a água. Desta forma, com as atividades de educação ambiental para crianças foi verificado o surgimento de uma consciência mais crítica sobre a importância da gestão adequada dos recursos hídricos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15123_TB2833_30092023173100.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WLADIMIR TEIXEIRA SCHUSTER" "autor_nome_curto" => "Wladimir Teixei" "autor_email" => "wladimirschuster@gmail.co" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96787 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2833 "inscrito_id" => 15123 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS" "resumo" => "A qualidade e a disponibilidade dos recursos hídricos estão diretamente associadas à consciência ambiental da população que usufrui dos mesmos. Usuários bem informados e conscientes auxiliam na preservação e recuperação dos bens naturais. Dentre os problemas que colaboram para a escassez de água destacam-se o crescente aumento da população, a intensa urbanização e a infraestrutura precária, além das questões ambientais como o desmatamento, poluição do ar, do solo e da água, e o aquecimento global. Diante desta situação, nota-se a necessidade de sensibilizar e conscientizar a população sobre os cuidados com o meio ambiente. Desta forma, o objetivo deste trabalho é estimular e oportunizar a formação, discussão e troca de experiências sobre a gestão de recursos hídricos e de riscos, sensibilizando a comunidade para o uso racional e sustentável da água e para a ação preventiva, reduzindo vulnerabilidades e amenizando desta forma os efeitos negativos causados pelos eventos hidrológicos críticos. Com este intuito, foram realizadas palestras, oficinas, entregues cartilhas e na sequência aplicado um questionário correlacionado ao tema para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas da região Oeste de Santa Catarina. A grande maioria dos alunos se mostrou interessada sobre o tema. Compreenderam que a água é um recurso não renovável e está em escassez devido a constante exploração e uso indevido. Durante as palestras os alunos responderam aos questionamentos realizados e muitos deram exemplos de como os pais/familiares realizam a economia de água em suas casas. Observa-se que há interesse das crianças em cuidar do meio ambiente e preservar a água, visto que elas interagiram dando exemplos e sugestões de como preservar, economizar e reutilizar a água. Desta forma, com as atividades de educação ambiental para crianças foi verificado o surgimento de uma consciência mais crítica sobre a importância da gestão adequada dos recursos hídricos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15123_TB2833_30092023173100.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WLADIMIR TEIXEIRA SCHUSTER" "autor_nome_curto" => "Wladimir Teixei" "autor_email" => "wladimirschuster@gmail.co" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }