A qualidade e a disponibilidade dos recursos hídricos estão diretamente associadas à consciência ambiental da população que usufrui dos mesmos. Usuários bem informados e conscientes auxiliam na preservação e recuperação dos bens naturais. Dentre os problemas que colaboram para a escassez de água destacam-se o crescente aumento da população, a intensa urbanização e a infraestrutura precária, além das questões ambientais como o desmatamento, poluição do ar, do solo e da água, e o aquecimento global. Diante desta situação, nota-se a necessidade de sensibilizar e conscientizar a população sobre os cuidados com o meio ambiente. Desta forma, o objetivo deste trabalho é estimular e oportunizar a formação, discussão e troca de experiências sobre a gestão de recursos hídricos e de riscos, sensibilizando a comunidade para o uso racional e sustentável da água e para a ação preventiva, reduzindo vulnerabilidades e amenizando desta forma os efeitos negativos causados pelos eventos hidrológicos críticos. Com este intuito, foram realizadas palestras, oficinas, entregues cartilhas e na sequência aplicado um questionário correlacionado ao tema para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas da região Oeste de Santa Catarina. A grande maioria dos alunos se mostrou interessada sobre o tema. Compreenderam que a água é um recurso não renovável e está em escassez devido a constante exploração e uso indevido. Durante as palestras os alunos responderam aos questionamentos realizados e muitos deram exemplos de como os pais/familiares realizam a economia de água em suas casas. Observa-se que há interesse das crianças em cuidar do meio ambiente e preservar a água, visto que elas interagiram dando exemplos e sugestões de como preservar, economizar e reutilizar a água. Desta forma, com as atividades de educação ambiental para crianças foi verificado o surgimento de uma consciência mais crítica sobre a importância da gestão adequada dos recursos hídricos.