O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por um desenvolvimento atípico na linguagem e comunicação, sobretudo na interação social e no desempenho comportamental, apresentando padrões repetitivos e estereotipados. No Brasil, embora não existam estudos que especifiquem dados quantitativos e qualitativos quanto à incidência do autismo, estima-se que mais de dois milhões de brasileiros possuem o transtorno (JÚNIOR, 2014). Os sinais de alerta que o TEA apresenta em crianças podem ser notados nos primeiros meses de vida como ausência ou atraso na fala, sons ou ações repetitivas como, bater palmas e repetir a mesma palavra várias vezes, menor contato visual e dificuldade para interpretação de gestos e expressões faciais, e ainda, se comunicar e compartilhar pensamentos e sentimentos. Este projeto teve como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo intitulado “O COZINHEIRO FEITICEIRO: um Game para auxílio no tratamento do comportamento simbólico, favorecendo a leitura generalizada recombinativa de crianças autistas” com intuito de auxiliar os educadores e psicólogos que utilizam dos procedimentos metodológicos e estratégias de ensino da análise do comportamento aplicada – ABA (Applied Behavior Analysis), possibilitando a melhoria da leitura de crianças autista por meio de combinações silábicas. O game utiliza a técnica de recombinação silábica em forma de anagramas, não apresentando interações negativas, motivando a criança a continuar aprendendo, tendo como base a organização do ensino das relações entre estímulos e ampliação para os procedimentos de ensino da leitura e escrita no TEA. O aplicativo está em fase de testes em Paço do Lumiar, São Luís – Maranhão MA, e logo após os testes, estará disponível para download gratuito na plataforma de aplicativos da Google, a Play Store. Vale ressaltar que, o projeto de pesquisa e os testes do aplicativo foram aprovados na plataforma Brasil por meio do Comitê de Ética.