Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GAME PARA AUXÍLIO NO TRATAMENTO DO COMPORTAMENTO SIMBÓLICO, FAVORECENDO A LEITURA GENERALIZADA RECOMBINATIVA DE CRIANÇAS AUTISTAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95165
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 689
    "inscrito_id" => 10826
    "titulo" => "GAME PARA AUXÍLIO NO TRATAMENTO DO COMPORTAMENTO SIMBÓLICO, FAVORECENDO A LEITURA GENERALIZADA RECOMBINATIVA DE CRIANÇAS AUTISTAS"
    "resumo" => "O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por um desenvolvimento atípico na linguagem e comunicação, sobretudo na interação social e no desempenho comportamental, apresentando padrões repetitivos e estereotipados. No Brasil, embora não existam estudos que especifiquem dados quantitativos e qualitativos quanto à incidência do autismo, estima-se que mais de dois milhões de brasileiros possuem o transtorno (JÚNIOR, 2014). Os sinais de alerta que o TEA apresenta em crianças podem ser notados nos primeiros meses de vida como ausência ou atraso na fala, sons ou ações repetitivas como, bater palmas e repetir a mesma palavra várias vezes, menor contato visual e dificuldade para interpretação de gestos e expressões faciais, e ainda, se comunicar e compartilhar pensamentos e sentimentos. Este projeto teve como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo intitulado “O COZINHEIRO FEITICEIRO: um Game para auxílio no tratamento do comportamento simbólico, favorecendo a leitura generalizada recombinativa de crianças autistas” com intuito de auxiliar os educadores e psicólogos que utilizam dos procedimentos metodológicos e estratégias de ensino da análise do comportamento aplicada – ABA (Applied Behavior Analysis), possibilitando a melhoria da leitura de crianças autista por meio de combinações silábicas. O game utiliza a técnica de recombinação silábica em forma de anagramas, não apresentando interações negativas, motivando a criança a continuar aprendendo, tendo como base a organização do ensino das relações entre estímulos e ampliação para os procedimentos de ensino da leitura e escrita no TEA. O aplicativo está em fase de testes em Paço do Lumiar, São Luís – Maranhão MA, e logo após os testes, estará disponível para download gratuito na plataforma de aplicativos da Google, a Play Store. Vale ressaltar que, o projeto de pesquisa e os testes do aplicativo foram aprovados na plataforma Brasil por meio do Comitê de Ética."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID10826_TB689_25042023211112.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONALD DA COSTA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RONALD"
    "autor_email" => "ronald1571a@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95165
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 689
    "inscrito_id" => 10826
    "titulo" => "GAME PARA AUXÍLIO NO TRATAMENTO DO COMPORTAMENTO SIMBÓLICO, FAVORECENDO A LEITURA GENERALIZADA RECOMBINATIVA DE CRIANÇAS AUTISTAS"
    "resumo" => "O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por um desenvolvimento atípico na linguagem e comunicação, sobretudo na interação social e no desempenho comportamental, apresentando padrões repetitivos e estereotipados. No Brasil, embora não existam estudos que especifiquem dados quantitativos e qualitativos quanto à incidência do autismo, estima-se que mais de dois milhões de brasileiros possuem o transtorno (JÚNIOR, 2014). Os sinais de alerta que o TEA apresenta em crianças podem ser notados nos primeiros meses de vida como ausência ou atraso na fala, sons ou ações repetitivas como, bater palmas e repetir a mesma palavra várias vezes, menor contato visual e dificuldade para interpretação de gestos e expressões faciais, e ainda, se comunicar e compartilhar pensamentos e sentimentos. Este projeto teve como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo intitulado “O COZINHEIRO FEITICEIRO: um Game para auxílio no tratamento do comportamento simbólico, favorecendo a leitura generalizada recombinativa de crianças autistas” com intuito de auxiliar os educadores e psicólogos que utilizam dos procedimentos metodológicos e estratégias de ensino da análise do comportamento aplicada – ABA (Applied Behavior Analysis), possibilitando a melhoria da leitura de crianças autista por meio de combinações silábicas. O game utiliza a técnica de recombinação silábica em forma de anagramas, não apresentando interações negativas, motivando a criança a continuar aprendendo, tendo como base a organização do ensino das relações entre estímulos e ampliação para os procedimentos de ensino da leitura e escrita no TEA. O aplicativo está em fase de testes em Paço do Lumiar, São Luís – Maranhão MA, e logo após os testes, estará disponível para download gratuito na plataforma de aplicativos da Google, a Play Store. Vale ressaltar que, o projeto de pesquisa e os testes do aplicativo foram aprovados na plataforma Brasil por meio do Comitê de Ética."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID10826_TB689_25042023211112.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONALD DA COSTA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RONALD"
    "autor_email" => "ronald1571a@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por um desenvolvimento atípico na linguagem e comunicação, sobretudo na interação social e no desempenho comportamental, apresentando padrões repetitivos e estereotipados. No Brasil, embora não existam estudos que especifiquem dados quantitativos e qualitativos quanto à incidência do autismo, estima-se que mais de dois milhões de brasileiros possuem o transtorno (JÚNIOR, 2014). Os sinais de alerta que o TEA apresenta em crianças podem ser notados nos primeiros meses de vida como ausência ou atraso na fala, sons ou ações repetitivas como, bater palmas e repetir a mesma palavra várias vezes, menor contato visual e dificuldade para interpretação de gestos e expressões faciais, e ainda, se comunicar e compartilhar pensamentos e sentimentos. Este projeto teve como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo intitulado “O COZINHEIRO FEITICEIRO: um Game para auxílio no tratamento do comportamento simbólico, favorecendo a leitura generalizada recombinativa de crianças autistas” com intuito de auxiliar os educadores e psicólogos que utilizam dos procedimentos metodológicos e estratégias de ensino da análise do comportamento aplicada – ABA (Applied Behavior Analysis), possibilitando a melhoria da leitura de crianças autista por meio de combinações silábicas. O game utiliza a técnica de recombinação silábica em forma de anagramas, não apresentando interações negativas, motivando a criança a continuar aprendendo, tendo como base a organização do ensino das relações entre estímulos e ampliação para os procedimentos de ensino da leitura e escrita no TEA. O aplicativo está em fase de testes em Paço do Lumiar, São Luís – Maranhão MA, e logo após os testes, estará disponível para download gratuito na plataforma de aplicativos da Google, a Play Store. Vale ressaltar que, o projeto de pesquisa e os testes do aplicativo foram aprovados na plataforma Brasil por meio do Comitê de Ética.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.