O presente artigo tem como objetivo principal abordar a importância do lúdico na educação infantil identificar as principais teorias dos autores sobre essa temática incentivar e firmar os jogos e brincadeiras como ferramentas essências para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, afetivas e motoras. O brincar é uma ação livre, da prazer, relaxa , envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades e introduz a criança no mundo imaginário. Utilizar os jogos significa transportar para o campo do ensino aprendizagemcondições para a construção do conhecimento, sendo capazes de mover as crianças sem que elas percebam. A criança tem o direito de brincar ser e se expressar de diversas maneiras. Dessa forma, as atividades lúdicas se relacionam a momentos de diversão na escola, mas planejadas pelos professores com o intuito de que tenham um significado e incentivem a aprendizagem. A referida pesquisa teve uma abordagem qualitativa, nosso desejo de aprofundar esse tema nasceu a partir da observação do comportamento diferenciado das crianças frente as atividades propostas com recursos lúdicos e da observação de aulas ministradas nas turmas do Pré I e pré II, proporcionando momentos criativos e divertidos voltado para atividades que evidencie a autonomia dos educandos desenvolvida na instituição pública de Ensino José Rodrigues Coura localizada na cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça- PB, Reforçando ainda mais sua importância no processo da alfabetização infantil, buscando assim novas perspectivas de trabalho que enriqueçam o aprendizado da criança.