Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO A ECOLOGIA DA ORDEM DOS ANUROS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98529
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5126
    "inscrito_id" => 18947
    "titulo" => "EXPLORANDO A ECOLOGIA DA ORDEM DOS ANUROS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho é uma proposta de sequência didática voltada para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências, com ênfase na Zoologia e na Ecologia da Ordem dos Anuros. A sequência didática é uma abordagem pedagógica que busca proporcionar uma aprendizagem significativa e integrada, dividida em três momentos pedagógicos: problematização, organização do conhecimento e aplicação. A aplicação dessa sequência didática é relevante no ensino de Ciências, especialmente para promover uma educação mais eficaz e engajadora nas escolas públicas, com baixo custo e fácil acesso para os professores e a comunidade escolar. A proposta visa despertar o interesse dos estudantes pela Zoologia e promover uma compreensão mais profunda sobre a Ecologia da Ordem dos Anuros. A BNCC reconhece a importância de estratégias atrativas no ensino de Ciências, estimulando a participação ativa dos alunos, diversificando as abordagens pedagógicas e utilizando recursos didáticos diversificados. A sequência didática baseada na Ecologia dos Anuros permite que os professores elevem a qualidade do ensino, tornando-o mais atrativo, participativo e efetivo. O artigo descreve as etapas da sequência didática, incluindo atividades propostas, recursos utilizados e estratégias pedagógicas adotadas. Destaca-se a importância de adaptar a proposta aos contextos específicos de cada escola e turma, levando em consideração as características e necessidades dos estudantes. O objetivo final é contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico dos estudantes, despertando o interesse pela Zoologia e promovendo uma compreensão mais profunda sobre a Ecologia da Ordem dos Anuros."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18947_TB5126_11112023163846.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYANA MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Dayana Maria"
    "autor_email" => "daianasilva01@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98529
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5126
    "inscrito_id" => 18947
    "titulo" => "EXPLORANDO A ECOLOGIA DA ORDEM DOS ANUROS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho é uma proposta de sequência didática voltada para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências, com ênfase na Zoologia e na Ecologia da Ordem dos Anuros. A sequência didática é uma abordagem pedagógica que busca proporcionar uma aprendizagem significativa e integrada, dividida em três momentos pedagógicos: problematização, organização do conhecimento e aplicação. A aplicação dessa sequência didática é relevante no ensino de Ciências, especialmente para promover uma educação mais eficaz e engajadora nas escolas públicas, com baixo custo e fácil acesso para os professores e a comunidade escolar. A proposta visa despertar o interesse dos estudantes pela Zoologia e promover uma compreensão mais profunda sobre a Ecologia da Ordem dos Anuros. A BNCC reconhece a importância de estratégias atrativas no ensino de Ciências, estimulando a participação ativa dos alunos, diversificando as abordagens pedagógicas e utilizando recursos didáticos diversificados. A sequência didática baseada na Ecologia dos Anuros permite que os professores elevem a qualidade do ensino, tornando-o mais atrativo, participativo e efetivo. O artigo descreve as etapas da sequência didática, incluindo atividades propostas, recursos utilizados e estratégias pedagógicas adotadas. Destaca-se a importância de adaptar a proposta aos contextos específicos de cada escola e turma, levando em consideração as características e necessidades dos estudantes. O objetivo final é contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico dos estudantes, despertando o interesse pela Zoologia e promovendo uma compreensão mais profunda sobre a Ecologia da Ordem dos Anuros."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18947_TB5126_11112023163846.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYANA MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Dayana Maria"
    "autor_email" => "daianasilva01@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho é uma proposta de sequência didática voltada para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências, com ênfase na Zoologia e na Ecologia da Ordem dos Anuros. A sequência didática é uma abordagem pedagógica que busca proporcionar uma aprendizagem significativa e integrada, dividida em três momentos pedagógicos: problematização, organização do conhecimento e aplicação. A aplicação dessa sequência didática é relevante no ensino de Ciências, especialmente para promover uma educação mais eficaz e engajadora nas escolas públicas, com baixo custo e fácil acesso para os professores e a comunidade escolar. A proposta visa despertar o interesse dos estudantes pela Zoologia e promover uma compreensão mais profunda sobre a Ecologia da Ordem dos Anuros. A BNCC reconhece a importância de estratégias atrativas no ensino de Ciências, estimulando a participação ativa dos alunos, diversificando as abordagens pedagógicas e utilizando recursos didáticos diversificados. A sequência didática baseada na Ecologia dos Anuros permite que os professores elevem a qualidade do ensino, tornando-o mais atrativo, participativo e efetivo. O artigo descreve as etapas da sequência didática, incluindo atividades propostas, recursos utilizados e estratégias pedagógicas adotadas. Destaca-se a importância de adaptar a proposta aos contextos específicos de cada escola e turma, levando em consideração as características e necessidades dos estudantes. O objetivo final é contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico dos estudantes, despertando o interesse pela Zoologia e promovendo uma compreensão mais profunda sobre a Ecologia da Ordem dos Anuros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.