O presente trabalho tem o intuito de investigar brevemente o conteúdo escolar de história e geografia de forma correlacionada nas escolas públicas de Ensino Médio do Rio de Janeiro e visa discutir à cidade a partir da “imobilidade urbana” e sua história no território, que quase todos os alunos vivenciam em seu dia a dia como um lugar de aprendizagens significativas e com as práticas pedagógicas como uma ferramenta, concatenando o saber prévio dos alunos com o conhecimento abordado sobre o tema, que podem contribuir com sua formação e assim, torná-los cidadãos mais críticos e reflexivos com relação à cidade onde vivem. Os referenciais teóricos a serem abordados, trazem uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem na área da geografia e na área de história para melhor entendimento e compreensão do tema. Outro ponto importante a ser pautado é a investigação e a abordagem da “imobilidade urbana” nas aulas de Geografia e de História, desde a escala geográfica de análise do tema, os apontamentos históricos sobre o assunto e os recursos didáticos utilizados, que podem ser representados por uma aula de campo com dois professores de áreas distintas, mas conectadas para o entendimento da temática, usando assim o território para ilustrar o que está sendo aprendido em sala de aula. Conclui-se ainda que a qualidade do ensino-aprendizagem dos alunos depende da interação dos alunos com os professores, os livros didáticos e as aulas de campo, estes, identificados como o principal recurso empregado nas aulas de Ensino Médio e como uma ferramenta de maior envolvimento dos docentes e discentes na prática de campo.