EXPLORANDO O USO DE TDICS NO ENSINO DA MATEMÁTICA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97811 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4218 "inscrito_id" => 18247 "titulo" => "EXPLORANDO O USO DE TDICS NO ENSINO DA MATEMÁTICA." "resumo" => "Este estudo tem como objetivo demonstrar o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como recurso potencial capaz de minimizar dificuldades de aprendizagem em Matemática. Nesse sentido, vale destacar que como estamos vivendo uma época em que a tecnologia se faz presente em todos os ambientes do nosso cotidiano, inclusive na educação, assim, é salutar considerar a utilização de TDICs, no ambiente educacional, como uma excelente alternativa para o ensino da matemática, desde que sejam utilizadas adequadamente. Visto que a matemática é frequentemente considerada a disciplina escolar mais complexa e temida pelos estudantes, onde muitas vezes, ela é sempre abordada de forma exaustiva, com teorias, demonstrações e exercícios, o que dificultaria a absorção de conteúdos para os estudantes. Diante desse cenário, urge a necessidade de se trabalhar com as tecnologias digitais de forma a tornar as aulas mais práticas e atraentes. E isso pode ser alcançado por meio da introdução softwares, como o Desmos e Geogebra, para proporcionar exploração visual diversificada de conteúdos matemáticos como funções e seus gráficos, valores dos ângulos em figuras geométricas, planos cartesianos, círculos trigonométricos, entre outros. Assim, entende-se que o uso dinâmico e adequado de recursos tecnológicos em sala de aula pode tornar o processo de ensino e aprendizagem da matemática mais atrativo para os alunos, auxiliando na superação de possíveis dificuldades encontradas durante tal processo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18247_TB4218_12112023101248.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO ALMEIDA SANTOS" "autor_nome_curto" => "CARLOS EDUARDO" "autor_email" => "carlosedsantos77@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97811 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4218 "inscrito_id" => 18247 "titulo" => "EXPLORANDO O USO DE TDICS NO ENSINO DA MATEMÁTICA." "resumo" => "Este estudo tem como objetivo demonstrar o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como recurso potencial capaz de minimizar dificuldades de aprendizagem em Matemática. Nesse sentido, vale destacar que como estamos vivendo uma época em que a tecnologia se faz presente em todos os ambientes do nosso cotidiano, inclusive na educação, assim, é salutar considerar a utilização de TDICs, no ambiente educacional, como uma excelente alternativa para o ensino da matemática, desde que sejam utilizadas adequadamente. Visto que a matemática é frequentemente considerada a disciplina escolar mais complexa e temida pelos estudantes, onde muitas vezes, ela é sempre abordada de forma exaustiva, com teorias, demonstrações e exercícios, o que dificultaria a absorção de conteúdos para os estudantes. Diante desse cenário, urge a necessidade de se trabalhar com as tecnologias digitais de forma a tornar as aulas mais práticas e atraentes. E isso pode ser alcançado por meio da introdução softwares, como o Desmos e Geogebra, para proporcionar exploração visual diversificada de conteúdos matemáticos como funções e seus gráficos, valores dos ângulos em figuras geométricas, planos cartesianos, círculos trigonométricos, entre outros. Assim, entende-se que o uso dinâmico e adequado de recursos tecnológicos em sala de aula pode tornar o processo de ensino e aprendizagem da matemática mais atrativo para os alunos, auxiliando na superação de possíveis dificuldades encontradas durante tal processo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18247_TB4218_12112023101248.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO ALMEIDA SANTOS" "autor_nome_curto" => "CARLOS EDUARDO" "autor_email" => "carlosedsantos77@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }