SANTOS, Carlos Eduardo Almeida et al.. Explorando o uso de tdics no ensino da matemática.. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/97811>. Acesso em: 23/12/2024 00:03
Este estudo tem como objetivo demonstrar o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como recurso potencial capaz de minimizar dificuldades de aprendizagem em Matemática. Nesse sentido, vale destacar que como estamos vivendo uma época em que a tecnologia se faz presente em todos os ambientes do nosso cotidiano, inclusive na educação, assim, é salutar considerar a utilização de TDICs, no ambiente educacional, como uma excelente alternativa para o ensino da matemática, desde que sejam utilizadas adequadamente. Visto que a matemática é frequentemente considerada a disciplina escolar mais complexa e temida pelos estudantes, onde muitas vezes, ela é sempre abordada de forma exaustiva, com teorias, demonstrações e exercícios, o que dificultaria a absorção de conteúdos para os estudantes. Diante desse cenário, urge a necessidade de se trabalhar com as tecnologias digitais de forma a tornar as aulas mais práticas e atraentes. E isso pode ser alcançado por meio da introdução softwares, como o Desmos e Geogebra, para proporcionar exploração visual diversificada de conteúdos matemáticos como funções e seus gráficos, valores dos ângulos em figuras geométricas, planos cartesianos, círculos trigonométricos, entre outros. Assim, entende-se que o uso dinâmico e adequado de recursos tecnológicos em sala de aula pode tornar o processo de ensino e aprendizagem da matemática mais atrativo para os alunos, auxiliando na superação de possíveis dificuldades encontradas durante tal processo.