Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COLEÇÃO OCEANOGRÁFICA MONITORA MÔNICA MADUREIRA (COMMAR): PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ÁREAS LITORÂNEAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97098
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3238
    "inscrito_id" => 12742
    "titulo" => "COLEÇÃO OCEANOGRÁFICA MONITORA MÔNICA MADUREIRA (COMMAR): PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ÁREAS LITORÂNEAS"
    "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) é o caminho que tem diminuído os abismos entre o conhecimento científico, a vida cotidiana das pessoas e o meio ambiente. Quando práticas de EA são apoiadas por recursos didáticos, como coleções, acabando abrindo portas às novas possibilidades de entendimento de temas atuais, mudando realidades, solucionando problemáticas socioambientais e promovendo bem-estar e qualidade de vida às comunidades onde a mesma é praticada. Esse trabalho teve como objetivo sensibilizar comunidades escolares costeiras no que tange a problemática da poluição marinha. Para tal, foram realizadas duas abordagens: (1) presencial, onde os visitantes conheciam a exposição fixa da Coleção Oceanográfica Monitora Mônica Madureira (COMMAR); e (2) exposição itinerante, onde parte da exposição era levada às escolas. Tanto a exposição fixa quanto a itinerante enfatizam a disseminação da cultura oceânica e o cumprimento do ODS14. As atividades tinham como objetivo provocar a discussão de alternativas para o desenvolvimento da cultura oceânica nessas comunidades. Na universidade, os estudantes eram expostos a COMMAR, onde eram sensibilizados sobre o conceito de cultura Oceânica, os princípios e os paradigmas para o cumprimento da agenda de 2030. Na escola, o desenvolvimento dos indivíduos acontecia através da obtenção de informações para que os mesmos construam alternativas e possibilidades para o enfrentamento aos problemas ambientais nas comunidades costeiras, sendo o maior agente de sensibilização em cadeia, sensibilizando os pais e/ou responsáveis, e construindo mudanças de hábitos , unindo conhecimentos científicos e empírico local a princípios humanos e éticos de respeito e solidariedade à natureza e aos organismos vivos ou não, colaborando com o exercício da cidadania ambiental. Foram alcançados 1.100 estudantes nas ações. Alguns relataram a relevância de estar aprendendo mais sobre o oceano, o entendimento de definição de cultura oceânica e sua responsabilidade social frente aos objetivos da agenda 2030."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12742_TB3238_19052023115608.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELINE SANTOS SILVA CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "JACQUELINE"
    "autor_email" => "jacqueline.silva@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97098
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3238
    "inscrito_id" => 12742
    "titulo" => "COLEÇÃO OCEANOGRÁFICA MONITORA MÔNICA MADUREIRA (COMMAR): PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ÁREAS LITORÂNEAS"
    "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) é o caminho que tem diminuído os abismos entre o conhecimento científico, a vida cotidiana das pessoas e o meio ambiente. Quando práticas de EA são apoiadas por recursos didáticos, como coleções, acabando abrindo portas às novas possibilidades de entendimento de temas atuais, mudando realidades, solucionando problemáticas socioambientais e promovendo bem-estar e qualidade de vida às comunidades onde a mesma é praticada. Esse trabalho teve como objetivo sensibilizar comunidades escolares costeiras no que tange a problemática da poluição marinha. Para tal, foram realizadas duas abordagens: (1) presencial, onde os visitantes conheciam a exposição fixa da Coleção Oceanográfica Monitora Mônica Madureira (COMMAR); e (2) exposição itinerante, onde parte da exposição era levada às escolas. Tanto a exposição fixa quanto a itinerante enfatizam a disseminação da cultura oceânica e o cumprimento do ODS14. As atividades tinham como objetivo provocar a discussão de alternativas para o desenvolvimento da cultura oceânica nessas comunidades. Na universidade, os estudantes eram expostos a COMMAR, onde eram sensibilizados sobre o conceito de cultura Oceânica, os princípios e os paradigmas para o cumprimento da agenda de 2030. Na escola, o desenvolvimento dos indivíduos acontecia através da obtenção de informações para que os mesmos construam alternativas e possibilidades para o enfrentamento aos problemas ambientais nas comunidades costeiras, sendo o maior agente de sensibilização em cadeia, sensibilizando os pais e/ou responsáveis, e construindo mudanças de hábitos , unindo conhecimentos científicos e empírico local a princípios humanos e éticos de respeito e solidariedade à natureza e aos organismos vivos ou não, colaborando com o exercício da cidadania ambiental. Foram alcançados 1.100 estudantes nas ações. Alguns relataram a relevância de estar aprendendo mais sobre o oceano, o entendimento de definição de cultura oceânica e sua responsabilidade social frente aos objetivos da agenda 2030."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12742_TB3238_19052023115608.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELINE SANTOS SILVA CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "JACQUELINE"
    "autor_email" => "jacqueline.silva@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é o caminho que tem diminuído os abismos entre o conhecimento científico, a vida cotidiana das pessoas e o meio ambiente. Quando práticas de EA são apoiadas por recursos didáticos, como coleções, acabando abrindo portas às novas possibilidades de entendimento de temas atuais, mudando realidades, solucionando problemáticas socioambientais e promovendo bem-estar e qualidade de vida às comunidades onde a mesma é praticada. Esse trabalho teve como objetivo sensibilizar comunidades escolares costeiras no que tange a problemática da poluição marinha. Para tal, foram realizadas duas abordagens: (1) presencial, onde os visitantes conheciam a exposição fixa da Coleção Oceanográfica Monitora Mônica Madureira (COMMAR); e (2) exposição itinerante, onde parte da exposição era levada às escolas. Tanto a exposição fixa quanto a itinerante enfatizam a disseminação da cultura oceânica e o cumprimento do ODS14. As atividades tinham como objetivo provocar a discussão de alternativas para o desenvolvimento da cultura oceânica nessas comunidades. Na universidade, os estudantes eram expostos a COMMAR, onde eram sensibilizados sobre o conceito de cultura Oceânica, os princípios e os paradigmas para o cumprimento da agenda de 2030. Na escola, o desenvolvimento dos indivíduos acontecia através da obtenção de informações para que os mesmos construam alternativas e possibilidades para o enfrentamento aos problemas ambientais nas comunidades costeiras, sendo o maior agente de sensibilização em cadeia, sensibilizando os pais e/ou responsáveis, e construindo mudanças de hábitos , unindo conhecimentos científicos e empírico local a princípios humanos e éticos de respeito e solidariedade à natureza e aos organismos vivos ou não, colaborando com o exercício da cidadania ambiental. Foram alcançados 1.100 estudantes nas ações. Alguns relataram a relevância de estar aprendendo mais sobre o oceano, o entendimento de definição de cultura oceânica e sua responsabilidade social frente aos objetivos da agenda 2030.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.