O presente trabalho tem por objetivo trazer uma análise crítica a respeito do tema de Práticas Neoliberais para políticas públicas educacionais e o papel do Estado nesse contexto, promover mais conhecimento e pensamento crítico sobre os projetos que envolvem a Educação. A discussão a cerca desta temática torna-se imperiosa, frente aos acontecimentos históricos vivenciados pela sociedade, de como se deu a instauração do neoliberalismo e de como o projeto neoliberal pode afetar diretamente o meio educacional, sendo, para alguns críticos uma porta de entrada para uma maior segmentação da sociedade, visto a ideia neoliberal de privatização educacional, importante destacar que para os neoliberais a problemática causadora das crises do sistema educacional estão dentro da própria formulação que o Estado adota para sanar os problemas educativos e pedagógicos, sendo inerente aos neoliberais a defesa de políticas regidas pelos ditames do mercado, evidenciando-se que a principal ideia do neoliberalismo é dar um novo papel ao Estado, que seja voltado para ordem, defendendo a redução de seu papel na economia aumentando a liberdade de mercado e utilizar a Educação para melhoramento do mercado, esta análise se baseia em referencial metodológico a respeito do assunto. Portanto conclui-se que o neoliberalismo e seus projetos têm seus benefícios para melhoramento de mão de obra, porém apresenta desvantagens em relação as desigualdades sociais e segmentações, válido ressaltar a necessidade de discussões posteriores sobre o assunto, a fim de conscientizar e informar aos leitores como a educação pode, se aplicada de forma correta moldar a sociedade presente e as futuras para um progresso exponencial da sapiência.