LÚDICO: UMA NOVA ALTERNATIVA DIDÁTICA NA BUSCA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9813 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 807 "inscrito_id" => 208 "titulo" => "LÚDICO: UMA NOVA ALTERNATIVA DIDÁTICA NA BUSCA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O trabalho a ser desenvolvido tem o objetivo de incentivar o aprendizado dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Souza Ribeiro – PREMEN através de atividades lúdicas no ensino de química, na qual abordam alguns conteúdos referentes as várias áreas da química que visam testar os conhecimentos dos estudantes em relação a referente disciplina e promover aos envolvidos uma aprendizagem significativa. No presente projeto serão aplicados dois jogos, o 1º intitulado “Baralho inorgânico” e o 2º intitulado “Roleta Química”. Dessa maneira, o primeiro jogo será desenvolvido utilizando o assunto de funções inorgânicas, sendo o mesmo constituído por 54 cartas na qual 2 são coringas, as outras 52 são divididas em 4 naipes correspondendo cada um a uma função inorgânica: ácidos, bases, sais e óxidos e apresentara a imagem do composto em 3D assim como, a formula molecular e nome do composto referente a cada carta. O segundo jogo será desenvolvido através de abordagens relacionadas as seguintes áreas: química geral, orgânica, Inorgânica, físico - química e experimentação, onde esse é constituído por 150 cartas, sendo cada área composta por 25 cartas e as 25 restantes são destinadas a piadas relacionadas ao ensino de química. Esse jogo terá o auxilio de uma roleta que ao ser girada determinará a área da pergunta a ser respondida. Esse projeto ainda está em fase de andamento, por isso não possui resultados qualitativos. Entretanto, diante da ideia e confecção dos referentes jogos, pode-se considerar que a proposta da implementação de novas didáticas para o ensino de química será de grande importância no aprimoramento do conhecimento dos estudantes envolvidos, além de servir como revisão de alguns dos conteúdos vistos por eles no ensino médio." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID" "palavra_chave" => "ATIVIDADES LÚDICAS, ESTUDANTES, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_23_16_34_idinscrito_208_8604ddfa2ed3cfb9208191fef18ee444.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINE NACHARI MOURA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "NACHARI ALMEIDA" "autor_email" => "na_chare@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9813 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 807 "inscrito_id" => 208 "titulo" => "LÚDICO: UMA NOVA ALTERNATIVA DIDÁTICA NA BUSCA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O trabalho a ser desenvolvido tem o objetivo de incentivar o aprendizado dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Souza Ribeiro – PREMEN através de atividades lúdicas no ensino de química, na qual abordam alguns conteúdos referentes as várias áreas da química que visam testar os conhecimentos dos estudantes em relação a referente disciplina e promover aos envolvidos uma aprendizagem significativa. No presente projeto serão aplicados dois jogos, o 1º intitulado “Baralho inorgânico” e o 2º intitulado “Roleta Química”. Dessa maneira, o primeiro jogo será desenvolvido utilizando o assunto de funções inorgânicas, sendo o mesmo constituído por 54 cartas na qual 2 são coringas, as outras 52 são divididas em 4 naipes correspondendo cada um a uma função inorgânica: ácidos, bases, sais e óxidos e apresentara a imagem do composto em 3D assim como, a formula molecular e nome do composto referente a cada carta. O segundo jogo será desenvolvido através de abordagens relacionadas as seguintes áreas: química geral, orgânica, Inorgânica, físico - química e experimentação, onde esse é constituído por 150 cartas, sendo cada área composta por 25 cartas e as 25 restantes são destinadas a piadas relacionadas ao ensino de química. Esse jogo terá o auxilio de uma roleta que ao ser girada determinará a área da pergunta a ser respondida. Esse projeto ainda está em fase de andamento, por isso não possui resultados qualitativos. Entretanto, diante da ideia e confecção dos referentes jogos, pode-se considerar que a proposta da implementação de novas didáticas para o ensino de química será de grande importância no aprimoramento do conhecimento dos estudantes envolvidos, além de servir como revisão de alguns dos conteúdos vistos por eles no ensino médio." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID" "palavra_chave" => "ATIVIDADES LÚDICAS, ESTUDANTES, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_23_16_34_idinscrito_208_8604ddfa2ed3cfb9208191fef18ee444.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINE NACHARI MOURA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "NACHARI ALMEIDA" "autor_email" => "na_chare@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }