Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

LÚDICO: UMA NOVA ALTERNATIVA DIDÁTICA NA BUSCA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ATIVIDADES LÚDICAS, ESTUDANTES, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Pôster (PO) Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9813
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 807
    "inscrito_id" => 208
    "titulo" => "LÚDICO: UMA NOVA ALTERNATIVA DIDÁTICA NA BUSCA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O trabalho a ser desenvolvido tem o objetivo de incentivar o aprendizado  dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Souza Ribeiro – PREMEN através de atividades lúdicas no ensino de química, na qual abordam alguns conteúdos referentes as várias áreas da química que visam testar os conhecimentos  dos estudantes em relação a referente disciplina e promover aos envolvidos uma aprendizagem significativa. No presente projeto serão aplicados dois jogos, o 1º intitulado “Baralho inorgânico” e o 2º intitulado “Roleta Química”. Dessa maneira, o primeiro jogo será desenvolvido utilizando o assunto de funções inorgânicas, sendo o mesmo constituído por 54 cartas na qual 2 são coringas, as outras 52 são divididas em 4 naipes correspondendo cada um a uma função inorgânica: ácidos, bases, sais e óxidos e apresentara a imagem do composto em 3D assim como, a formula molecular e nome do composto referente a cada carta. O segundo jogo será desenvolvido através de abordagens relacionadas as seguintes áreas: química geral, orgânica, Inorgânica, físico - química e  experimentação, onde esse é constituído  por 150 cartas, sendo cada área composta por 25 cartas e as 25 restantes são destinadas a piadas relacionadas ao ensino de química. Esse jogo terá o auxilio de uma roleta que ao ser girada determinará a área da pergunta a ser respondida. Esse projeto ainda está em fase de andamento, por isso não possui resultados qualitativos. Entretanto, diante da ideia e confecção dos referentes jogos, pode-se considerar que a proposta da implementação de novas didáticas  para o ensino de química será de grande importância no aprimoramento  do conhecimento dos estudantes envolvidos, além de servir como revisão de alguns dos conteúdos vistos  por eles  no ensino médio."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADES LÚDICAS, ESTUDANTES, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_23_16_34_idinscrito_208_8604ddfa2ed3cfb9208191fef18ee444.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTINE NACHARI MOURA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "NACHARI ALMEIDA"
    "autor_email" => "na_chare@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9813
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 807
    "inscrito_id" => 208
    "titulo" => "LÚDICO: UMA NOVA ALTERNATIVA DIDÁTICA NA BUSCA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O trabalho a ser desenvolvido tem o objetivo de incentivar o aprendizado  dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Souza Ribeiro – PREMEN através de atividades lúdicas no ensino de química, na qual abordam alguns conteúdos referentes as várias áreas da química que visam testar os conhecimentos  dos estudantes em relação a referente disciplina e promover aos envolvidos uma aprendizagem significativa. No presente projeto serão aplicados dois jogos, o 1º intitulado “Baralho inorgânico” e o 2º intitulado “Roleta Química”. Dessa maneira, o primeiro jogo será desenvolvido utilizando o assunto de funções inorgânicas, sendo o mesmo constituído por 54 cartas na qual 2 são coringas, as outras 52 são divididas em 4 naipes correspondendo cada um a uma função inorgânica: ácidos, bases, sais e óxidos e apresentara a imagem do composto em 3D assim como, a formula molecular e nome do composto referente a cada carta. O segundo jogo será desenvolvido através de abordagens relacionadas as seguintes áreas: química geral, orgânica, Inorgânica, físico - química e  experimentação, onde esse é constituído  por 150 cartas, sendo cada área composta por 25 cartas e as 25 restantes são destinadas a piadas relacionadas ao ensino de química. Esse jogo terá o auxilio de uma roleta que ao ser girada determinará a área da pergunta a ser respondida. Esse projeto ainda está em fase de andamento, por isso não possui resultados qualitativos. Entretanto, diante da ideia e confecção dos referentes jogos, pode-se considerar que a proposta da implementação de novas didáticas  para o ensino de química será de grande importância no aprimoramento  do conhecimento dos estudantes envolvidos, além de servir como revisão de alguns dos conteúdos vistos  por eles  no ensino médio."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADES LÚDICAS, ESTUDANTES, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_23_16_34_idinscrito_208_8604ddfa2ed3cfb9208191fef18ee444.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTINE NACHARI MOURA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "NACHARI ALMEIDA"
    "autor_email" => "na_chare@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O trabalho a ser desenvolvido tem o objetivo de incentivar o aprendizado dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Souza Ribeiro – PREMEN através de atividades lúdicas no ensino de química, na qual abordam alguns conteúdos referentes as várias áreas da química que visam testar os conhecimentos dos estudantes em relação a referente disciplina e promover aos envolvidos uma aprendizagem significativa. No presente projeto serão aplicados dois jogos, o 1º intitulado “Baralho inorgânico” e o 2º intitulado “Roleta Química”. Dessa maneira, o primeiro jogo será desenvolvido utilizando o assunto de funções inorgânicas, sendo o mesmo constituído por 54 cartas na qual 2 são coringas, as outras 52 são divididas em 4 naipes correspondendo cada um a uma função inorgânica: ácidos, bases, sais e óxidos e apresentara a imagem do composto em 3D assim como, a formula molecular e nome do composto referente a cada carta. O segundo jogo será desenvolvido através de abordagens relacionadas as seguintes áreas: química geral, orgânica, Inorgânica, físico - química e experimentação, onde esse é constituído por 150 cartas, sendo cada área composta por 25 cartas e as 25 restantes são destinadas a piadas relacionadas ao ensino de química. Esse jogo terá o auxilio de uma roleta que ao ser girada determinará a área da pergunta a ser respondida. Esse projeto ainda está em fase de andamento, por isso não possui resultados qualitativos. Entretanto, diante da ideia e confecção dos referentes jogos, pode-se considerar que a proposta da implementação de novas didáticas para o ensino de química será de grande importância no aprimoramento do conhecimento dos estudantes envolvidos, além de servir como revisão de alguns dos conteúdos vistos por eles no ensino médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.