Este trabalho tem como objetivo geral analisar as contribuições do livro “Diário de pilar no Egito” de Flavia Lins e Silva, em uma turma do 5° ano do Ensino Fundamental no tocante a formação do leitor. Tem como objetivos específicos, destacar os pontos importantes que a leitura possui na vida do leitor; refletir sobre aspectos que apoiem a literatura infantil como ferramenta de aprendizado; apresentar como a literatura infantil estimula o processo de formação leitora e apontar sugestões de como aplicar conteúdos levantados nas análises diante do livro “Diário de Pilar no Egito”. Para tanto foi desenvolvida a abordagem qualitativa. Trata-se, também, de uma pesquisa de campo, que foi realizado uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Patronato Alfredo Fernandes, na cidade de Pau dos Ferros/RN, apontando elementos essenciais na obra literária “Diário de pilar no Egito”. Observou-se nas análises como a obra transita entre as várias áreas do conhecimento e que o professor enquanto mediador dessa formação precisa estar consciente da importância de conhecer o livro apresentado aos seus alunos. Na conclusão ficou evidente o papel importante que o livro infantil tem na formação do leitor e do seu uso em sala de aula enriquecendo o currículo. A pesquisa pode contribuir para compreender mais a fundo o papel que o livro infantil tem na formação do leitor.