LITERATURA INFANTIL: ANÁLISE DO LIVRO “DIÁRIO DE PILAR NO EGITO” NA TURMA DO 5 ° ANO NO TOCANTE A FORMAÇÃO DO LEITOR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98479 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5068 "inscrito_id" => 20314 "titulo" => "LITERATURA INFANTIL: ANÁLISE DO LIVRO “DIÁRIO DE PILAR NO EGITO” NA TURMA DO 5 ° ANO NO TOCANTE A FORMAÇÃO DO LEITOR" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo geral analisar as contribuições do livro “Diário de pilar no Egito” de Flavia Lins e Silva, em uma turma do 5° ano do Ensino Fundamental no tocante a formação do leitor. Tem como objetivos específicos, destacar os pontos importantes que a leitura possui na vida do leitor; refletir sobre aspectos que apoiem a literatura infantil como ferramenta de aprendizado; apresentar como a literatura infantil estimula o processo de formação leitora e apontar sugestões de como aplicar conteúdos levantados nas análises diante do livro “Diário de Pilar no Egito”. Para tanto foi desenvolvida a abordagem qualitativa. Trata-se, também, de uma pesquisa de campo, que foi realizado uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Patronato Alfredo Fernandes, na cidade de Pau dos Ferros/RN, apontando elementos essenciais na obra literária “Diário de pilar no Egito”. Observou-se nas análises como a obra transita entre as várias áreas do conhecimento e que o professor enquanto mediador dessa formação precisa estar consciente da importância de conhecer o livro apresentado aos seus alunos. Na conclusão ficou evidente o papel importante que o livro infantil tem na formação do leitor e do seu uso em sala de aula enriquecendo o currículo. A pesquisa pode contribuir para compreender mais a fundo o papel que o livro infantil tem na formação do leitor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20314_TB5068_04102023234848.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANE HENRIQUE GALDENCIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALANE" "autor_email" => "alaneh_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98479 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5068 "inscrito_id" => 20314 "titulo" => "LITERATURA INFANTIL: ANÁLISE DO LIVRO “DIÁRIO DE PILAR NO EGITO” NA TURMA DO 5 ° ANO NO TOCANTE A FORMAÇÃO DO LEITOR" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo geral analisar as contribuições do livro “Diário de pilar no Egito” de Flavia Lins e Silva, em uma turma do 5° ano do Ensino Fundamental no tocante a formação do leitor. Tem como objetivos específicos, destacar os pontos importantes que a leitura possui na vida do leitor; refletir sobre aspectos que apoiem a literatura infantil como ferramenta de aprendizado; apresentar como a literatura infantil estimula o processo de formação leitora e apontar sugestões de como aplicar conteúdos levantados nas análises diante do livro “Diário de Pilar no Egito”. Para tanto foi desenvolvida a abordagem qualitativa. Trata-se, também, de uma pesquisa de campo, que foi realizado uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Patronato Alfredo Fernandes, na cidade de Pau dos Ferros/RN, apontando elementos essenciais na obra literária “Diário de pilar no Egito”. Observou-se nas análises como a obra transita entre as várias áreas do conhecimento e que o professor enquanto mediador dessa formação precisa estar consciente da importância de conhecer o livro apresentado aos seus alunos. Na conclusão ficou evidente o papel importante que o livro infantil tem na formação do leitor e do seu uso em sala de aula enriquecendo o currículo. A pesquisa pode contribuir para compreender mais a fundo o papel que o livro infantil tem na formação do leitor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20314_TB5068_04102023234848.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANE HENRIQUE GALDENCIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALANE" "autor_email" => "alaneh_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }