As discussões que defendem o Laboratório no ensino de matemática vêm salientar a importância de um professor que munido de diferentes alternativas metodológicas favorece a educação matemática para estudantes que inseridos em um mundo complexo e dinâmico necessita também aprender a pensar por tais vieses. Nessa perspectiva, vemos cada vez mais a importância de se formar um cidadão que pensa e age por si mesmo, raciocinando de modo lógico para uma efetiva tomada de decisões, pronto para compreender e atuar em uma democracia. Para essa finalidade, há forte contribuição de Materiais Didáticos, em especial, de Jogos Matemáticos, dentre os quais, apresentamos neste trabalho, o jogo Rummikub como uma possibilidade para o desenvolvimento do raciocínio lógico de crianças do Ensino Fundamental. Para alicerçar a discussão, buscamos destacar em nosso referencial teórico os possíveis ganhos que podem ser conquistados quando se possibilita uma interação de estudantes com jogos matemáticos. Trazemos ainda como resultado de uma investigação de caráter qualitativo, a aplicação do jogo, apresentando possíveis raciocínios que podem acontecer durante uma partida de Rummikub, concluindo ainda que este jogo matemático favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico dos estudantes mesmo nos momentos em que o professor não estiver mais como mediador.