COSTA, Maria Ângela Sátiro Da et al.. Contar e confabular: vamos começar. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/98461>. Acesso em: 23/12/2024 00:42
O presente artigo resulta do projeto de leitura “Contar e Confabular: vamos começar?” desenvolvido na Escola Municipal Dr. Urbano Maria Eulálio, no decorrer dos meses de abril a junho de 2023, por meio dos conhecimentos advindos dos ciclos formativos das ações realizadas pelos discentes bolsistas do PIBID/Pedagogia da Universidade Federal do Piauí - CSHNB. O contexto para elaboração do projeto partiu dos resultados da pesquisa que apresentou um nível insatisfatório de leitura e escrita dos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da compreensão da leitura como condição precípua para formação do sujeito, e portanto, pórtico para a cidadania. Assim, lançando mão de estratégias lúdicas e próprias do universo fantástico tem-se o objetivo de conduzir às crianças para a descoberta da literacia, com ênfase na fantasia como elemento motivador. Para tal, percorremos o seguinte percurso metodológico: (pesquisa) investigação, constatação do problema, delimitação do tema, leitura e seleção do aporte teórico, realização das atividades, coleta e seleção dos dados e produção do artigo. Nesse espaço, estabelecemos o diálogo com alguns autores para respaldar nosso trabalho. Deste modo, pretende-se alinhar teoria e prática, para melhor fundamentar a formação e a conscientização de que a literacia pode ser utilizada como instrumento de interação, formação e emancipação do sujeito ampliando a visão de futuro através da inserção no universo letrado numa perspectiva lúdica.