Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: POTENCIALIZANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98920
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5636
    "inscrito_id" => 3758
    "titulo" => "COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: POTENCIALIZANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "As situações oriundas da Pandemia COVID-19, impulsionaram a necessidade da incorporação de ações pedagógicas com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Entretanto, sabemos que sua operacionalização foi marcada por inúmeros desafios, oriundos desde a ausência de investimentos em tecnologias, ao incentivo à capacitação dos professores. Por outro lado, o impacto desta experiência, enfatizou a importância de práticas que façam uso de recursos educacionais digitais, bem como também a demanda de capacitações direcionadas aos mesmos, pois atualmente, entendemos mais do que nunca que estes são instrumentos que podem aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem. Frente a todas essas mudanças, o uso e domínio dessas tecnologias nos ambientes educacionais estão atrelados ao desenvolvimento de competências digitais tanto pelos estudantes como pelos docentes, e por isso torna-se necessário estudos que discutam esta temática no contexto escolar. De tal forma, esta pesquisa tem por objetivo apresentar como as competências digitais dos professores podem potenciar o ensino, para tanto, buscamos fazer uso de uma abordagem qualitativa com caráter exploratório. Nesse sentido, realizamos análises reflexivas a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, inicialmente nos repositórios virtuais da Capes; Scielo – Biblioteca Científica Eletrônica Online e Google Acadêmico. Por fim, os resultados destacam o desenvolvimento das competências digitais como um fator fundamental para a formação docente no século XXI, entendendo que, não basta apenas ter acesso aos meios digitais, mas se faz necessário geri-los com intencionalidade pedagógica, condicionando transformações no campo educacional e na sociedade como um todo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID3758_TB5636_16102023141124.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILANIA REGINALDO ALVES"
    "autor_nome_curto" => "EDILANIA"
    "autor_email" => "edilaniaalves@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98920
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5636
    "inscrito_id" => 3758
    "titulo" => "COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: POTENCIALIZANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "As situações oriundas da Pandemia COVID-19, impulsionaram a necessidade da incorporação de ações pedagógicas com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Entretanto, sabemos que sua operacionalização foi marcada por inúmeros desafios, oriundos desde a ausência de investimentos em tecnologias, ao incentivo à capacitação dos professores. Por outro lado, o impacto desta experiência, enfatizou a importância de práticas que façam uso de recursos educacionais digitais, bem como também a demanda de capacitações direcionadas aos mesmos, pois atualmente, entendemos mais do que nunca que estes são instrumentos que podem aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem. Frente a todas essas mudanças, o uso e domínio dessas tecnologias nos ambientes educacionais estão atrelados ao desenvolvimento de competências digitais tanto pelos estudantes como pelos docentes, e por isso torna-se necessário estudos que discutam esta temática no contexto escolar. De tal forma, esta pesquisa tem por objetivo apresentar como as competências digitais dos professores podem potenciar o ensino, para tanto, buscamos fazer uso de uma abordagem qualitativa com caráter exploratório. Nesse sentido, realizamos análises reflexivas a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, inicialmente nos repositórios virtuais da Capes; Scielo – Biblioteca Científica Eletrônica Online e Google Acadêmico. Por fim, os resultados destacam o desenvolvimento das competências digitais como um fator fundamental para a formação docente no século XXI, entendendo que, não basta apenas ter acesso aos meios digitais, mas se faz necessário geri-los com intencionalidade pedagógica, condicionando transformações no campo educacional e na sociedade como um todo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID3758_TB5636_16102023141124.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILANIA REGINALDO ALVES"
    "autor_nome_curto" => "EDILANIA"
    "autor_email" => "edilaniaalves@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As situações oriundas da Pandemia COVID-19, impulsionaram a necessidade da incorporação de ações pedagógicas com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Entretanto, sabemos que sua operacionalização foi marcada por inúmeros desafios, oriundos desde a ausência de investimentos em tecnologias, ao incentivo à capacitação dos professores. Por outro lado, o impacto desta experiência, enfatizou a importância de práticas que façam uso de recursos educacionais digitais, bem como também a demanda de capacitações direcionadas aos mesmos, pois atualmente, entendemos mais do que nunca que estes são instrumentos que podem aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem. Frente a todas essas mudanças, o uso e domínio dessas tecnologias nos ambientes educacionais estão atrelados ao desenvolvimento de competências digitais tanto pelos estudantes como pelos docentes, e por isso torna-se necessário estudos que discutam esta temática no contexto escolar. De tal forma, esta pesquisa tem por objetivo apresentar como as competências digitais dos professores podem potenciar o ensino, para tanto, buscamos fazer uso de uma abordagem qualitativa com caráter exploratório. Nesse sentido, realizamos análises reflexivas a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, inicialmente nos repositórios virtuais da Capes; Scielo – Biblioteca Científica Eletrônica Online e Google Acadêmico. Por fim, os resultados destacam o desenvolvimento das competências digitais como um fator fundamental para a formação docente no século XXI, entendendo que, não basta apenas ter acesso aos meios digitais, mas se faz necessário geri-los com intencionalidade pedagógica, condicionando transformações no campo educacional e na sociedade como um todo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.