GAMA, Kaila Franco et al.. Vivência em estágio docência.. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/96408>. Acesso em: 08/11/2024 01:12
O referente trabalho teve como objetivo principal apresentar as vivências de uma graduanda do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, da Faculdade de Educação Matemática Científica do Instituto de Educação Matemática Cientifica da Universidade Federal do Pará – UFPA. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de um bairro da periferia da região metropolitana de Belém/PA, onde há a presença de vulnerabilidade social e evasão escolar. O tema abordado: Vivência em Estágio docência, foi desenvolvido como tema obrigatório do Curso de formação de professores da educação básica, 1º a 5º ano e EJA. Como parte metodológica foi elaborada e desenvolvida uma sequência didática com o objetivo de colocar em prática um plano de aula interdisciplinar, levando em consideração a história, a geografia, a literatura, a arte, a matemática, a linguagem e o lúdico. Trabalhando em uma turma de 4ª serie a biografia e literatura de Monteiro Lobato, com suas fábulas e a história do sítio do pica-pau amarelo. Sendo realizada atividades em grupos e individuais, afim de trabalhar com a turma de maneira que ajude as crianças de modo geral e as tímidas ou retraídas a expressarem a sua opinião através das atividades. Assim, elas poderão mostrar todo o seu potencial e talento, permitindo desenvolver habilidades sociais e cognitivas, explorar os diversos espaços do ambiente educacional, realizar formas de agrupamento diversificadas, e com isso trabalhar mais de um objetivo de aprendizado.