O trabalho descreve um projeto realizado na E.E.E.F.M. Rio Branco, sob a organização da professora de Física, que ocorreu em dois momentos, sendo o primeiro, desenvolvido com base na educação para o trânsito proposto no CTB, e que dificilmente é trabalhado nas escolas. Através da pesquisa e exposição dos problemas enfrentados no trânsito da cidade por todos os cidadãos, e inclusive por aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte, devido questões financeiras e alto preço da gasolina, pode-se perceber, principalmente nas atividades de pesquisa de opinião, em muitas respostas, a preocupação dos alunos não somente com eles, como no caso daqueles que não tem transporte particular para se locomover até a escola, por exemplo, mas também uma preocupação com os mais idosos, ao desejarem que a cidade possua um transporte coletivo de qualidade e com menores preços (o transporte mais acessível as pessoas de menor poder aquisitivo é a utilização dos moto-táxis, sendo que os mais idosos e pessoas com deficiência não podem fazer uso dos mesmos). Também sendo discutido a conscientização para a redução da poluição e melhoria na qualidade de vida. O segundo momento ocorreu buscando junto aos discentes, uma proposta de soluções para o maior uso da bicicleta pela população, que já vem ocorrendo, inclusive entre os jovens, porém com maior segurança, através da educação e responsabilidade no trânsito por todos os envolvidos, e também uma maior cobrança de todos os envolvidos no uso de políticas públicas que possam melhorar a mobilidade urbana da cidade. O projeto se baseou na percepção das dificuldades existentes no processo ensino-aprendizagem da Física, assim como todas as disciplinas da área das ciências exatas, fazendo-se necessário um maior foco em metodologias que explore a historicidade e aplicabilidade da ciência, que pode tornar o ensino de Física mais rico e interessante.