Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA TELAS DE STAR WARS: QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98407
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4979
    "inscrito_id" => 3814
    "titulo" => "O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA TELAS DE STAR WARS: QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ."
    "resumo" => "A articulação entre cinema e história é relevante no campo do ensino de história, pois o cinema enquanto recurso didático na sala de aula no ensino médio, possibilita novas interações e debates na sala de aula, tendo em vista que é uma forma atrativa para levar as considerações acerca de um conteúdo. Este artigo visa trabalhar recortes do longa-metragem Star Wars apresentando a proposta pedagógica deste filme através das aulas de História no ensino médio, com intuito de mostrar por meio da linguagem midiática como se estabeleceu o golpe da ditadura militar com a imposição de ideias de uma ideologia em um Estado a partir de uma elite minoritária expondo como as democracias declinam. Nossa proposta é apresentar o cinema como um recurso didático que permite desenvolver a percepção crítica através do olhar dos sujeitos sociais que estão enquadrados educacional. Trabalhamos em uma perspectiva que visa a profundidade da interpretação histórica em torno dos documentos historiográficos. Nossa metodologia faz parte de uma pesquisa documental, qualitativa, bibliográfica e uma análise fílmica. Acreditamos que vai contribuir para aprendizagem, trazendo uma maneira dinâmica de se trabalhar com os jovens no âmbito escolar, no qual vai estimular o senso crítico a partir desta temática. Tendo em vista que o cinema é um recurso que instiga o interesse em torno do tema, ao trabalhar com recortes da cinematografia possibilita uma maior visualização acerca do assunto estudado, sabendo que permite a proximidade em torno das vivências dos alunos do ensino médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID3814_TB4979_19062023181553.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA DA SILVA GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "Juliana Guedes"
    "autor_email" => "julianadasilvaguedes2@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98407
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4979
    "inscrito_id" => 3814
    "titulo" => "O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA TELAS DE STAR WARS: QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ."
    "resumo" => "A articulação entre cinema e história é relevante no campo do ensino de história, pois o cinema enquanto recurso didático na sala de aula no ensino médio, possibilita novas interações e debates na sala de aula, tendo em vista que é uma forma atrativa para levar as considerações acerca de um conteúdo. Este artigo visa trabalhar recortes do longa-metragem Star Wars apresentando a proposta pedagógica deste filme através das aulas de História no ensino médio, com intuito de mostrar por meio da linguagem midiática como se estabeleceu o golpe da ditadura militar com a imposição de ideias de uma ideologia em um Estado a partir de uma elite minoritária expondo como as democracias declinam. Nossa proposta é apresentar o cinema como um recurso didático que permite desenvolver a percepção crítica através do olhar dos sujeitos sociais que estão enquadrados educacional. Trabalhamos em uma perspectiva que visa a profundidade da interpretação histórica em torno dos documentos historiográficos. Nossa metodologia faz parte de uma pesquisa documental, qualitativa, bibliográfica e uma análise fílmica. Acreditamos que vai contribuir para aprendizagem, trazendo uma maneira dinâmica de se trabalhar com os jovens no âmbito escolar, no qual vai estimular o senso crítico a partir desta temática. Tendo em vista que o cinema é um recurso que instiga o interesse em torno do tema, ao trabalhar com recortes da cinematografia possibilita uma maior visualização acerca do assunto estudado, sabendo que permite a proximidade em torno das vivências dos alunos do ensino médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID3814_TB4979_19062023181553.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA DA SILVA GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "Juliana Guedes"
    "autor_email" => "julianadasilvaguedes2@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A articulação entre cinema e história é relevante no campo do ensino de história, pois o cinema enquanto recurso didático na sala de aula no ensino médio, possibilita novas interações e debates na sala de aula, tendo em vista que é uma forma atrativa para levar as considerações acerca de um conteúdo. Este artigo visa trabalhar recortes do longa-metragem Star Wars apresentando a proposta pedagógica deste filme através das aulas de História no ensino médio, com intuito de mostrar por meio da linguagem midiática como se estabeleceu o golpe da ditadura militar com a imposição de ideias de uma ideologia em um Estado a partir de uma elite minoritária expondo como as democracias declinam. Nossa proposta é apresentar o cinema como um recurso didático que permite desenvolver a percepção crítica através do olhar dos sujeitos sociais que estão enquadrados educacional. Trabalhamos em uma perspectiva que visa a profundidade da interpretação histórica em torno dos documentos historiográficos. Nossa metodologia faz parte de uma pesquisa documental, qualitativa, bibliográfica e uma análise fílmica. Acreditamos que vai contribuir para aprendizagem, trazendo uma maneira dinâmica de se trabalhar com os jovens no âmbito escolar, no qual vai estimular o senso crítico a partir desta temática. Tendo em vista que o cinema é um recurso que instiga o interesse em torno do tema, ao trabalhar com recortes da cinematografia possibilita uma maior visualização acerca do assunto estudado, sabendo que permite a proximidade em torno das vivências dos alunos do ensino médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.