A articulação entre cinema e história é relevante no campo do ensino de história, pois o cinema enquanto recurso didático na sala de aula no ensino médio, possibilita novas interações e debates na sala de aula, tendo em vista que é uma forma atrativa para levar as considerações acerca de um conteúdo. Este artigo visa trabalhar recortes do longa-metragem Star Wars apresentando a proposta pedagógica deste filme através das aulas de História no ensino médio, com intuito de mostrar por meio da linguagem midiática como se estabeleceu o golpe da ditadura militar com a imposição de ideias de uma ideologia em um Estado a partir de uma elite minoritária expondo como as democracias declinam. Nossa proposta é apresentar o cinema como um recurso didático que permite desenvolver a percepção crítica através do olhar dos sujeitos sociais que estão enquadrados educacional. Trabalhamos em uma perspectiva que visa a profundidade da interpretação histórica em torno dos documentos historiográficos. Nossa metodologia faz parte de uma pesquisa documental, qualitativa, bibliográfica e uma análise fílmica. Acreditamos que vai contribuir para aprendizagem, trazendo uma maneira dinâmica de se trabalhar com os jovens no âmbito escolar, no qual vai estimular o senso crítico a partir desta temática. Tendo em vista que o cinema é um recurso que instiga o interesse em torno do tema, ao trabalhar com recortes da cinematografia possibilita uma maior visualização acerca do assunto estudado, sabendo que permite a proximidade em torno das vivências dos alunos do ensino médio.