O presente trabalho apresenta um estudo que vem se desenvolvendo e que tem por objetivo, investigar teorias que tratem de metodologias de ensino, que façam com que os estudantes removam a visão errônea de que a Matemática é difícil e que apenas alguns privilegiados podem aprendê-la. No caso, são apresentados os jogos didáticos sendo utilizados como metodologia de ensino e facilitadores do processo de ensino-aprendizagem da Matemática Financeira. Metodologicamente, foi realizada primeiramente uma pesquisa teórico-conceitual, sendo classificada como bibliográfica, realizada apenas baseada em artigos e livros de grande relevância no mundo científico, e posteriormente realizar-se-á uma pesquisa de campo através da inserção dos jogos nas aulas de matemática em algumas turmas de ensino médio. Os resultados do estudo até então, indicam que o atual ensino de matemática requer mudanças nas práticas pedagógicas dos professores, com vista a aproximar a matemática do contexto social dos alunos, elencando assim, jogos que auxiliam na aprendizagem numa perspectiva que possa desenvolver a criatividade, interesse e o senso crítico dos alunos. Concluindo que deve-se ressaltar que este tipo de metodologia deve ser utilizado apenas como um auxílio para o professor na sala de aula, visto que ao ser usado excessivamente, pode haver desvio de atenção para o que realmente deveria ter sido ensinado. Nessa perspectiva, utilizá-la em sala de aula, é um importante passo rumo a um ensino efetivo capaz de mudar a qualidade do ensino de matemática.