A escrita não é considerada difícil quando se trata de trabalhos cotidianamente escolares ou uma escrita às quais já estão habituados. Porém, ao falar da escrita acadêmica percebem-se algumas dificuldades em seu desenvolvimento, pois, a forma de escrita muda totalmente, deixando de ser uma escrita popular ou empírica e passando a adotar novas técnicas de escrita. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi saber quais são/foram as principais dificuldades encontradas pelos discentes no desenvolvimento de sua escrita no curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-campus Buriticupu. Para tanto, este trabalho caracterizou-se como uma abordagem qualitativa, sendo realizado em três etapas, a saber: 1) levantamento dos alunos que estão cursando a monografia II do curso de Licenciatura em Matemática e dos que já defenderam; 2) aplicação do questionário; e 3) tabulação dos resultados. Um dos principais resultados encontrados foi que uma das dificuldades encontrada pelos estudantes é a escrita em um teor mais científico, fazer uso das palavras técnicas para a elaboração de seu TCC onde as etapas mais difícil que acharam dissertar foi com relação aos objetivos, metodologia e a conclusão e que por não terem familiaridade com a escrita ocasionou no aumento de suas dificuldades, pois, não sabiam como fazer uso das normas da ABNT de forma correta. Outro resultado importante foi à relação de orientador-aluno em que não foi considerada uma barreira em sua escrita, pelo contrário tal relação pode enaltecer e evoluir o processo de escrita. Dessa forma, conclui-se que é de grande importância que as instituições forneçam meios para que comecem a prática da escrita desde cedo como uma das soluções possíveis de minimizar as suas dificuldades na elaboração do seu projeto monográfico.