Entre 2022 e 2023, os dirigentes municipais de educação (DMEs) de Itanhaém e Ilha Comprida, no Litoral Sul de São Paulo, ofertaram formações para as duplas gestoras (Diretores Escolares e Coordenadores Pedagógicos) das suas respectivas Redes de Educação. O objetivo foi realizar o processo formativo por meio de metodologias ativas, particularmente voltadas para resolução de um problema comum entre as duas Redes: a necessidade de revisar os Projetos Político-Pedagógicos (PPP), de maneira que se tornassem um processo contínuo de planejamento, norteador efetivo da melhoria da qualidade da educação. Essa necessidade justifica-se por uma realidade comum no pós-pandemia: queda nos indicadores educacionais, maior distanciamento das famílias em relação à escola; e a necessidade do desenvolvimento de competências de gestão. Em relação a este último ponto, apresentava-se a necessidade de trabalhar as novas competências do diretor escolar, em particular na liderança do PPP e na consolidação da gestão democrática da escola. Como resposta, as autoras desta comunicação elaboraram um mapa formativo interdisciplinar, cujo objetivo central foi revisar PPP a partir da perspectiva dos territórios educativos, da nova BNCC e da BNC dos Diretores, tendo por base a gestão democrática e os princípios dos Direitos Humanos e da Cidade Educadora. Os objetivos das formações foram: (1) priorizar a aprendizagem e o desenvolvimento integral do aluno; (2) planejar uma escola transformadora e colaborativa; (3) pensar a cidade como espaço de aprendizagem; (4) educar em suas múltiplas formas; (5) desenvolver competências de gestão e de consolidação da gestão democrática na escola. Este trabalho apresenta o processo de implementação das formações, com seus desafios e resultados de curto prazo.