trabalho foi desenvolvido para auxiliar o estudo sobre noções de Estatística por meio de projetos dentro da disciplina de Abordagens Teórico-Metodológicas da Matemática Escolar do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará - UFPA. Com isso, buscamos analisar as questões que permeiam a realidade estudantil do curso por meio das manifestações dos discentes. Após a leitura de artigos sobre o assunto e nas teorias de Freire, Fiorentini, Ambrosio, Cazorla, entre outros. Teve como questões norteadoras as seguintes: a) “Como os discentes acreditavam que era o curso e como está sendo?” b) “Qual o nível de satisfação dos discentes do período noturno com o curso de Pedagogia da UFPA?” c) “Que tipo de profissionais os discentes acreditam que o curso de Pedagogia (noturno) da Universidade Federal do Pará pretende formar?” Com objetivo de identificar o grau de satisfação dos discentes do período noturno do curso de Pedagogia da UFPA a partir de suas expectativas precedentes e as realidades vivenciadas desde o ingresso na graduação, e com isso analisar as expectativas dos discentes do período noturno do curso de Pedagogia da UFPA ao ingressarem na universidade a também analisar os aspectos vivenciados pelos discentes do período noturno do curso de Pedagogia da UFPA no decorrer do curso.