No cotidiano da prática docente, o professor enfrenta diversos desafios e a violência escolar se apresenta como um deles. Através deste estudo buscamos compreender as contribuições que a formação do professor traz à pratica docente e em específico ao enfrentamento da violência escolar. Entender a formação do professor como processo contínuo e identificar as contribuições que essa formação traz ao docente para o enfrentamento a violência escolar. A pesquisa foi realizada através de uma revisão bibliográfica onde apresentamos como fundamentação teórica a formação inicial e continuada em seu contexto de lutas e avanços, como também a composição dos saberes que permeiam a prática do professor. Os resultados da pesquisa nos mostram que diante de tantas mudanças que a sociedade enfrenta e os desafios impostos pela violência escolar, o professor a todo instante precisa se moldar a essas realidades, uma vez que os desafios não são estáticos e a formação continuada seria um suporte para esse profissional, se apresentando como um dos caminhos que podem contribuir para o enfrentamento da violência escolar. Uma formação concreta e contínua, pode se configurar como auxiliadora na compreensão das múltiplas dimensões, auxiliando na construção do pensamento crítico e reflexivo, além de oportunizar a escuta do professor como estratégia para através de suas falas desenvolver ações voltadas para a real necessidade do professor e sua rotina.