O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) oportuniza aos estudantes de licenciatura a terem o contato com o fazer docente antes mesmo de concluírem o curso. Dessa forma, permite que esses licenciandos observem e reflitam sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica e também contribuam no processo de ensino-aprendizagem ao participarem e até criarem experiências metodológicas nas turmas que irão atuar. Portanto, com a chegada dos novos bolsistas na Escola Estadual Monsenhor Honório, Pendências/RN, esse estudo buscou identificar quais as percepções que os mesmos possuem em relação ao PIBID, a disciplina de Biologia e sobre a docência. Para isso, aplicou-se um questionário aberto contendo cinco perguntas. O mesmo foi aplicado com os nove bolsistas atuantes. Dessa forma, esse estudo assume uma abordagem quantitativa e qualitativa na interpretação dos dados. Logo, diante do questionamento sobre o motivo da participação no PIBID, todos apontaram que foi para ter o primeiro contato com o fazer docente. Apenas dois ainda acrescentaram o motivo financeiro. Sobre as expectativas da participação: dois apontaram que esperam aprender a gostar de lecionar; um tem expectativa de aprender a superar desafios presentes na educação básica; seis abordaram sobre o aprimoramento da prática pedagógica. Diante das experiências com a docência, apenas dois relataram que já tiveram alguma experiência como professores. Com relação ao interesse pela Biologia, todos demonstram gostar bastante da disciplina. E sobre as áreas da Biologia que possuem maior afinidade, a citologia, anatomia, fisiologia e genética foram os destaques. Portanto, conclui-se que os bolsistas mostram consciência de que estão em um curso de licenciatura, ou seja, que estão sendo formados para atuarem como professores de Biologia e que enxergam no PIBID uma oportunidade de ganharem experiências em diferentes aspectos para a formação inicial que estão cursando.