Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MOTIVOS, EXPECTATIVAS, EXPERIÊNCIAS E AFINIDADES: AS PERCEPÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID - SUBPROJETO BIOLOGIA DO IFRN/MACAU

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98299
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4836
    "inscrito_id" => 19537
    "titulo" => "MOTIVOS, EXPECTATIVAS, EXPERIÊNCIAS E AFINIDADES: AS PERCEPÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID - SUBPROJETO BIOLOGIA DO IFRN/MACAU"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) oportuniza aos estudantes de licenciatura a terem o contato com o fazer docente antes mesmo de concluírem o curso. Dessa forma, permite que esses licenciandos observem e reflitam sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica e também contribuam no processo de ensino-aprendizagem ao participarem e até criarem experiências metodológicas nas turmas que irão atuar. Portanto, com a chegada dos novos bolsistas na Escola Estadual Monsenhor Honório, Pendências/RN, esse estudo buscou identificar quais as percepções que os mesmos possuem em relação ao PIBID, a disciplina de Biologia e sobre a docência. Para isso, aplicou-se um questionário aberto contendo cinco perguntas. O mesmo foi aplicado com os nove bolsistas atuantes. Dessa forma, esse estudo assume uma abordagem quantitativa e qualitativa na interpretação dos dados. Logo, diante do questionamento sobre o motivo da participação no PIBID, todos apontaram que foi para ter o primeiro contato com o fazer docente. Apenas dois ainda acrescentaram o motivo financeiro. Sobre as expectativas da participação: dois apontaram que esperam aprender a gostar de lecionar; um tem expectativa de aprender a superar desafios presentes na educação básica; seis abordaram sobre o aprimoramento da prática pedagógica. Diante das experiências com a docência, apenas dois relataram que já tiveram alguma experiência como professores. Com relação ao interesse pela Biologia, todos demonstram gostar bastante da disciplina. E sobre as áreas da Biologia que possuem maior afinidade, a citologia, anatomia, fisiologia e genética foram os destaques. Portanto, conclui-se que os bolsistas mostram consciência de que estão em um curso de licenciatura, ou seja, que estão sendo formados para atuarem como professores de Biologia e que enxergam no PIBID uma oportunidade de ganharem experiências em diferentes aspectos para a formação inicial que estão cursando."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19537_TB4836_08102023155439.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA MARTINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LARI MARTINS"
    "autor_email" => "larissa.ms.91@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98299
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4836
    "inscrito_id" => 19537
    "titulo" => "MOTIVOS, EXPECTATIVAS, EXPERIÊNCIAS E AFINIDADES: AS PERCEPÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID - SUBPROJETO BIOLOGIA DO IFRN/MACAU"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) oportuniza aos estudantes de licenciatura a terem o contato com o fazer docente antes mesmo de concluírem o curso. Dessa forma, permite que esses licenciandos observem e reflitam sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica e também contribuam no processo de ensino-aprendizagem ao participarem e até criarem experiências metodológicas nas turmas que irão atuar. Portanto, com a chegada dos novos bolsistas na Escola Estadual Monsenhor Honório, Pendências/RN, esse estudo buscou identificar quais as percepções que os mesmos possuem em relação ao PIBID, a disciplina de Biologia e sobre a docência. Para isso, aplicou-se um questionário aberto contendo cinco perguntas. O mesmo foi aplicado com os nove bolsistas atuantes. Dessa forma, esse estudo assume uma abordagem quantitativa e qualitativa na interpretação dos dados. Logo, diante do questionamento sobre o motivo da participação no PIBID, todos apontaram que foi para ter o primeiro contato com o fazer docente. Apenas dois ainda acrescentaram o motivo financeiro. Sobre as expectativas da participação: dois apontaram que esperam aprender a gostar de lecionar; um tem expectativa de aprender a superar desafios presentes na educação básica; seis abordaram sobre o aprimoramento da prática pedagógica. Diante das experiências com a docência, apenas dois relataram que já tiveram alguma experiência como professores. Com relação ao interesse pela Biologia, todos demonstram gostar bastante da disciplina. E sobre as áreas da Biologia que possuem maior afinidade, a citologia, anatomia, fisiologia e genética foram os destaques. Portanto, conclui-se que os bolsistas mostram consciência de que estão em um curso de licenciatura, ou seja, que estão sendo formados para atuarem como professores de Biologia e que enxergam no PIBID uma oportunidade de ganharem experiências em diferentes aspectos para a formação inicial que estão cursando."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19537_TB4836_08102023155439.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA MARTINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LARI MARTINS"
    "autor_email" => "larissa.ms.91@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) oportuniza aos estudantes de licenciatura a terem o contato com o fazer docente antes mesmo de concluírem o curso. Dessa forma, permite que esses licenciandos observem e reflitam sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica e também contribuam no processo de ensino-aprendizagem ao participarem e até criarem experiências metodológicas nas turmas que irão atuar. Portanto, com a chegada dos novos bolsistas na Escola Estadual Monsenhor Honório, Pendências/RN, esse estudo buscou identificar quais as percepções que os mesmos possuem em relação ao PIBID, a disciplina de Biologia e sobre a docência. Para isso, aplicou-se um questionário aberto contendo cinco perguntas. O mesmo foi aplicado com os nove bolsistas atuantes. Dessa forma, esse estudo assume uma abordagem quantitativa e qualitativa na interpretação dos dados. Logo, diante do questionamento sobre o motivo da participação no PIBID, todos apontaram que foi para ter o primeiro contato com o fazer docente. Apenas dois ainda acrescentaram o motivo financeiro. Sobre as expectativas da participação: dois apontaram que esperam aprender a gostar de lecionar; um tem expectativa de aprender a superar desafios presentes na educação básica; seis abordaram sobre o aprimoramento da prática pedagógica. Diante das experiências com a docência, apenas dois relataram que já tiveram alguma experiência como professores. Com relação ao interesse pela Biologia, todos demonstram gostar bastante da disciplina. E sobre as áreas da Biologia que possuem maior afinidade, a citologia, anatomia, fisiologia e genética foram os destaques. Portanto, conclui-se que os bolsistas mostram consciência de que estão em um curso de licenciatura, ou seja, que estão sendo formados para atuarem como professores de Biologia e que enxergam no PIBID uma oportunidade de ganharem experiências em diferentes aspectos para a formação inicial que estão cursando.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.