A finalidade deste artigo é apresentar uma prática educativa na disciplina Geografia, que favoreça as discussões sobre a sustentabilidade ambiental e como a vivemos em nossas vidas à partir da aplicabilidade motivadora de histórias em quadrinhos com essa temática transversal (Turma da Mônica - Biodiversidade; Turma da Mônica Você Sabia? Meio Ambiente; Turma da Mônica - Sustentabilidade; Turma da Mônica - Aquecimento Global; Turma da Mônica - Cuidando do Mundo; Turma da Mônica Lixo e Reciclagem; Turma da Mônica Uso Racional da Água e Saneamento Básico). Relacionando-as com as vivências diárias dos alunos e com os objetivos das ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável presentes na Agenda 2030 da ONU, numa turma do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Francisco Brandt, em Belo Horizonte – MG. Impulsionando os alunos por meio de pesquisas, leituras individuais e coletivas, debates orientados, criação de glossário com tópicos ambientais e a construção de um livro interativo como resultados das reflexões realizadas, almejando-se um ensino-aprendizagem de qualidade.