A ESCRITA ACADÊMICA COMO PROCESSO AVALIATIVO: O CASO DA UNEB CAMPUS VIII
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101172 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8881 "inscrito_id" => 23202 "titulo" => "A ESCRITA ACADÊMICA COMO PROCESSO AVALIATIVO: O CASO DA UNEB CAMPUS VIII" "resumo" => "O processo avaliativo sempre representou um gargalo dentro do processo educacional, não sendo diferente nas universidades. Nessa perspectiva, este estudo nasceu da seguinte questão de pesquisa: como o processo avaliativo pode contemplar a escrita acadêmica no curso de ciências biológicas da UNEB-CAMPUS VIII? Com os objetivos: discutir a universidade pública multicampi: o caso da UNEB e a importância da escrita acadêmica no processo avaliativo, bem como apresentar as dificuldades do professor como migrante tecnológico no processo avaliativo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, destacando-se os seguintes teóricos que fundamentaram as discussões da pesquisa: Gadotti (2005), com as horizontalidades das relações educacionais; Pinto, Santos e Leal (2017), falando sobre a importância da universidade multicampi; Boaventura Santos (2007), traz as vozes dos excluídos; Pimenta, Anastasiou e Cavallet (2003), com as novas configurações da sociedade contemporânea; Hoffmann (2003), abordando a avaliação e o desenvolvimento cognitivo; Luckesi, com a teoria da avaliação e aprendizagem, além de outros que contribuíram para a escrita dessa pesquisa. Assim, esta pesquisa mostrou claramente que a universidade pública multicampi, como é o caso da já citada UNEB, tem proporcionado o acesso ao ensino em todo o território baiano, porém precisamos redimensionar o processo avaliativo nas graduações, retratadas por uma abordagem de Luckesi (2009), que retrata muito bem a diferença de avaliação e de exame, mostrando que as escolas e também as universidades avaliam os seus alunos de forma conteudista, utilizando uma “educação bancária”, como afirma Paulo Freire." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID23202_TB8881_10092023191552.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSALINE CHAVES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "JOSALINE CHAVES" "autor_email" => "josychavescosta@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101172 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8881 "inscrito_id" => 23202 "titulo" => "A ESCRITA ACADÊMICA COMO PROCESSO AVALIATIVO: O CASO DA UNEB CAMPUS VIII" "resumo" => "O processo avaliativo sempre representou um gargalo dentro do processo educacional, não sendo diferente nas universidades. Nessa perspectiva, este estudo nasceu da seguinte questão de pesquisa: como o processo avaliativo pode contemplar a escrita acadêmica no curso de ciências biológicas da UNEB-CAMPUS VIII? Com os objetivos: discutir a universidade pública multicampi: o caso da UNEB e a importância da escrita acadêmica no processo avaliativo, bem como apresentar as dificuldades do professor como migrante tecnológico no processo avaliativo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, destacando-se os seguintes teóricos que fundamentaram as discussões da pesquisa: Gadotti (2005), com as horizontalidades das relações educacionais; Pinto, Santos e Leal (2017), falando sobre a importância da universidade multicampi; Boaventura Santos (2007), traz as vozes dos excluídos; Pimenta, Anastasiou e Cavallet (2003), com as novas configurações da sociedade contemporânea; Hoffmann (2003), abordando a avaliação e o desenvolvimento cognitivo; Luckesi, com a teoria da avaliação e aprendizagem, além de outros que contribuíram para a escrita dessa pesquisa. Assim, esta pesquisa mostrou claramente que a universidade pública multicampi, como é o caso da já citada UNEB, tem proporcionado o acesso ao ensino em todo o território baiano, porém precisamos redimensionar o processo avaliativo nas graduações, retratadas por uma abordagem de Luckesi (2009), que retrata muito bem a diferença de avaliação e de exame, mostrando que as escolas e também as universidades avaliam os seus alunos de forma conteudista, utilizando uma “educação bancária”, como afirma Paulo Freire." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID23202_TB8881_10092023191552.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSALINE CHAVES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "JOSALINE CHAVES" "autor_email" => "josychavescosta@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }