Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCRITA ACADÊMICA COMO PROCESSO AVALIATIVO: O CASO DA UNEB CAMPUS VIII

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
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Com os objetivos: discutir a universidade pública multicampi: o caso da UNEB e a importância da escrita acadêmica no processo avaliativo, bem como apresentar as dificuldades do professor como migrante tecnológico no processo avaliativo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, destacando-se os seguintes teóricos que fundamentaram as discussões da pesquisa: Gadotti (2005), com as horizontalidades das relações educacionais; Pinto, Santos e Leal (2017), falando sobre a importância da universidade multicampi; Boaventura Santos (2007), traz as vozes dos excluídos; Pimenta, Anastasiou e Cavallet (2003), com as novas configurações da sociedade contemporânea; Hoffmann (2003), abordando a avaliação e o desenvolvimento cognitivo; Luckesi, com a teoria da avaliação e aprendizagem, além de outros que contribuíram para a escrita dessa pesquisa. Assim, esta pesquisa mostrou claramente que a universidade pública multicampi, como é o caso da já citada UNEB, tem proporcionado o acesso ao ensino em todo o território baiano, porém precisamos redimensionar o processo avaliativo nas graduações, retratadas por uma abordagem de Luckesi (2009), que retrata muito bem a diferença de avaliação e de exame, mostrando que as escolas e também as universidades avaliam os seus alunos de forma conteudista, utilizando uma “educação bancária”, como afirma Paulo Freire.O processo avaliativo sempre representou um gargalo dentro do processo educacional, não sendo diferente nas universidades. 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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O processo avaliativo sempre representou um gargalo dentro do processo educacional, não sendo diferente nas universidades. Nessa perspectiva, este estudo nasceu da seguinte questão de pesquisa: como o processo avaliativo pode contemplar a escrita acadêmica no curso de ciências biológicas da UNEB-CAMPUS VIII? Com os objetivos: discutir a universidade pública multicampi: o caso da UNEB e a importância da escrita acadêmica no processo avaliativo, bem como apresentar as dificuldades do professor como migrante tecnológico no processo avaliativo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, destacando-se os seguintes teóricos que fundamentaram as discussões da pesquisa: Gadotti (2005), com as horizontalidades das relações educacionais; Pinto, Santos e Leal (2017), falando sobre a importância da universidade multicampi; Boaventura Santos (2007), traz as vozes dos excluídos; Pimenta, Anastasiou e Cavallet (2003), com as novas configurações da sociedade contemporânea; Hoffmann (2003), abordando a avaliação e o desenvolvimento cognitivo; Luckesi, com a teoria da avaliação e aprendizagem, além de outros que contribuíram para a escrita dessa pesquisa. Assim, esta pesquisa mostrou claramente que a universidade pública multicampi, como é o caso da já citada UNEB, tem proporcionado o acesso ao ensino em todo o território baiano, porém precisamos redimensionar o processo avaliativo nas graduações, retratadas por uma abordagem de Luckesi (2009), que retrata muito bem a diferença de avaliação e de exame, mostrando que as escolas e também as universidades avaliam os seus alunos de forma conteudista, utilizando uma “educação bancária”, como afirma Paulo Freire.

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