Com o anúncio do fechamento das escolas no Estado do Ceará, a partir do decreto nº 33.510 de 16 de março de 2020 da Pandemia Covid-19, veio a seguinte pergunta norteadora: Como proporcionar uma atividade lúdica que objetive ensinar metodologias ativas? Para responde-la, este artigo objetivou elaborar e aplicar um jogo que ensine sobre metodologias ativas para professores de todos os anos e componentes curriculares do Ensino Fundamental da rede pública do município de Aracati, CE. O jogo foi constituído de 5 fases com propostas de feedback, recompensas, conflito, cooperação, competição, objetivos e regras claras, níveis, diversão, além da interação entre participantes. Antes do jogo, 47% dos professores responderam que não tinham estudado metodologias ativas e, após o jogo, escreveram que ainda precisam aperfeiçoar e entender melhor sobre metodologias ativas, mas que o jogo os havia motivados a estudar mais sobre o assunto para poder aplicar em sala e dialogar mais com os educandos. Com relação à motivação, 71% dos professores disseram estar motivados com a dinâmica e 27% muito motivado. Estes dados mostram que o objetivo de imersão do jogo foi alcançado. Além disso, 92% acham que o jogo promoveu uma competição saudável, pois a maioria estava para se divertir e aprender. Dessa forma, conclui-se que a gamificação é uma boa estratégia de ensino, desde que ela seja utilizada com o objetivo de aprendizagem.