Nos dias de hoje, aplicações práticas de Matemática em nosso dia a dia, quando são feitas, são comumente mecanizadas e sem associar de onde surgiu ou que ferramenta estamos utilizando para concretizá-las. A Matemática está extremamente ligada a ações do cotidiano de toda humanidade, de forma inseparável. Neste trabalho, iremos abordar a partir de quais aspectos e necessidades da sociedade são desenvolvidos os conceitos da Matemática que conhecemos hoje. Sendo assim, a partir de um jogo de autoria própria, a trilha humana, realizamos uma intervenção pedagógica com alunos do Ensino Médio durante a celebração de uma festividade, a saber o Dia da Matemática no IFRN – Natal Central, cujo intuito era justamente motivar os alunos para o ensino de Matemática e favorecer-lhes uma nova compreensão entre a Matemática e o cotidiano da sociedade. O jogo desenvolvido trabalhou com conteúdos matemáticos em situações do dia a dia, deixando evidente que os alunos conseguem compreender melhor os assuntos quando eles se tornam compreensíveis, em conformidade com o desenvolvimento de competências orientadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir da utilização do jogo como recurso pedagógico e explorando a ludicidade, a sadia competitividade, a resolução de problemas e a investigação Matemática desenvolvemos e aplicamos o jogo. Fundamentados na pesquisa-ação e em uma análise qualitativa de dados obtidos junto aos participantes destacamos o resultado positivo da intervenção uma vez que gerou nos discentes envolvidos valores tais como motivação, admiração com a Matemática existente e as demandas sociais que geraram seu desenvolvimento e desejo que compreender melhor a relação da Matemática com a vida cotidiana.