A experimentação enquanto estratégia didática, ao possibilitar a apresentação de conceitos e habilidades por meio da prática científica, coloca-se como uma importante ferramenta para o ensino e aprendizagem de Física na Educação Básica. Dados os desafios para o desenvolvimento de experimentos em contextos escolares, que nem sempre dispõem de espaços laboratoriais com equipamentos adequados, um caminho possível seria a utilização de materiais de baixo custo ou recicláveis. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar trabalhos científicos que discutiram a experimentação no ensino e aprendizagem de Física com o uso de materiais de baixo custo ou recicláveis. Caracterizando-se como uma pesquisa Estado da Questão, mapeamos estudos disponíveis no repositório digital Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), publicados entre 2013 e 2023. Após aplicação de filtros, foram selecionadas 25 dissertações que fizeram parte do corpus da pesquisa. Analisando o marco temporal, verificou-se que o ano de maior ocorrência foi o de 2016, com 20% das publicações. Em relação aos estados da federação, São Paulo e Paraná foram responsáveis por 16% das investigações, cada. Considerando o nível e/ou modalidade de ensino abordadas nos trabalhos teve como público principal os discentes do Ensino Médio. Diante do que foi exposto, constatou-se que as dissertações analisadas trouxeram diferentes caminhos que reforçam a relevância da experimentação para a melhoria do processo pedagógica e ainda enquanto meio para a conscientização ambiental dos estudantes.