Observando a dificuldade dos alunos em relação a compreensão do conceito sobre ecossistemas bem como a importância de sua preservação para manutenção da vida e conservação da nossa biodiversidade, surgiu a necessidade de elaborar uma sequência didática mais dinâmica e criativa que estimulasse o interesse dos alunos pelo tema. A atividade foi aplicada em uma turma de trilha de meio ambiente e qualidade de vida do Novo Ensino Médio. Os alunos foram estimulados inicialmente com jogos para observação dos conhecimentos prévios, debates sobre o tema e em seguida a elaboração de hipóteses sobre o estado de preservação dos ecossistemas e manutenção das cadeias alimentares que os compõem. Estas hipóteses foram verificadas de forma investigativa em uma trilha ecológica no Refúgio Charles Darwin que fica em Igarassu. Durante esta trilha os estudantes puderam testar suas hipóteses e fazer questionamentos ao guia do Refúgio sobre o que observaram. A sequência didática foi finalizada com debates e discussões sobre os resultados das investigações dos alunos na trilha e sugestões sobre o tema estudado. Tornando a aula mais dinâmica e valorizando a autonomia do aluno na busca pelo conhecimento.