Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPORTÂNCIA DO ESTUDO SOBRE PRESERVAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS E DAS CADEIAS ALIMENTARES QUE O COMPÕEM- UMA PROPOSTA DE TRILHA ECOLÓGICA EDUCATIVA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95370
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 952
    "inscrito_id" => 7542
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DO ESTUDO SOBRE PRESERVAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS E DAS CADEIAS ALIMENTARES QUE O COMPÕEM- UMA PROPOSTA DE TRILHA ECOLÓGICA EDUCATIVA"
    "resumo" => "Observando a dificuldade dos alunos em relação a compreensão do conceito sobre ecossistemas bem como a importância de sua preservação para manutenção da vida e conservação da nossa biodiversidade, surgiu a necessidade de elaborar uma sequência didática mais dinâmica e criativa que estimulasse o interesse dos alunos pelo tema. A atividade foi aplicada em uma turma de trilha de meio ambiente e qualidade de vida do Novo Ensino Médio. Os alunos foram estimulados inicialmente com jogos para observação dos conhecimentos prévios, debates sobre o tema e em seguida a elaboração de hipóteses sobre o estado de preservação dos ecossistemas e manutenção das cadeias alimentares que os compõem. Estas hipóteses foram verificadas de forma investigativa em uma trilha ecológica no Refúgio Charles Darwin que fica em Igarassu. Durante esta trilha os estudantes puderam testar suas hipóteses e fazer questionamentos ao guia do Refúgio sobre o que observaram. A sequência didática foi finalizada com debates e discussões sobre os resultados das investigações dos alunos na trilha e sugestões sobre o tema estudado. Tornando a aula mais dinâmica e valorizando a autonomia do aluno na busca pelo conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7542_TB952_01102023134313.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANÚBIA VIEIRA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "Danúbia Vieira"
    "autor_email" => "danmelo_81@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95370
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 952
    "inscrito_id" => 7542
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DO ESTUDO SOBRE PRESERVAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS E DAS CADEIAS ALIMENTARES QUE O COMPÕEM- UMA PROPOSTA DE TRILHA ECOLÓGICA EDUCATIVA"
    "resumo" => "Observando a dificuldade dos alunos em relação a compreensão do conceito sobre ecossistemas bem como a importância de sua preservação para manutenção da vida e conservação da nossa biodiversidade, surgiu a necessidade de elaborar uma sequência didática mais dinâmica e criativa que estimulasse o interesse dos alunos pelo tema. A atividade foi aplicada em uma turma de trilha de meio ambiente e qualidade de vida do Novo Ensino Médio. Os alunos foram estimulados inicialmente com jogos para observação dos conhecimentos prévios, debates sobre o tema e em seguida a elaboração de hipóteses sobre o estado de preservação dos ecossistemas e manutenção das cadeias alimentares que os compõem. Estas hipóteses foram verificadas de forma investigativa em uma trilha ecológica no Refúgio Charles Darwin que fica em Igarassu. Durante esta trilha os estudantes puderam testar suas hipóteses e fazer questionamentos ao guia do Refúgio sobre o que observaram. A sequência didática foi finalizada com debates e discussões sobre os resultados das investigações dos alunos na trilha e sugestões sobre o tema estudado. Tornando a aula mais dinâmica e valorizando a autonomia do aluno na busca pelo conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7542_TB952_01102023134313.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANÚBIA VIEIRA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "Danúbia Vieira"
    "autor_email" => "danmelo_81@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Observando a dificuldade dos alunos em relação a compreensão do conceito sobre ecossistemas bem como a importância de sua preservação para manutenção da vida e conservação da nossa biodiversidade, surgiu a necessidade de elaborar uma sequência didática mais dinâmica e criativa que estimulasse o interesse dos alunos pelo tema. A atividade foi aplicada em uma turma de trilha de meio ambiente e qualidade de vida do Novo Ensino Médio. Os alunos foram estimulados inicialmente com jogos para observação dos conhecimentos prévios, debates sobre o tema e em seguida a elaboração de hipóteses sobre o estado de preservação dos ecossistemas e manutenção das cadeias alimentares que os compõem. Estas hipóteses foram verificadas de forma investigativa em uma trilha ecológica no Refúgio Charles Darwin que fica em Igarassu. Durante esta trilha os estudantes puderam testar suas hipóteses e fazer questionamentos ao guia do Refúgio sobre o que observaram. A sequência didática foi finalizada com debates e discussões sobre os resultados das investigações dos alunos na trilha e sugestões sobre o tema estudado. Tornando a aula mais dinâmica e valorizando a autonomia do aluno na busca pelo conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.