A presente pesquisa apresenta a importância do uso do lúdico nas turmas de educação infantil por ser a primeira etapa da educação básica, ou seja, a primeira infância. Tem-se como pergunta norteadora: Qual a importância da ludicidade através de jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil, entendendo que a criança necessita do brincar para o seu desenvolvimento. Tem- se como objetivo geral: analisar a importância do desenvolvimento da criança, através da ludicidade dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil, buscando destacar como o lúdico é um importante instrumento para o desenvolvimento e construção do conhecimento na infância. Na composição do referencial teórico, são utilizados autores que colaboram com o diálogo entre a educação infantil, Educação Física, jogos, brinquedos e brincadeiras, pois trazer o desenvolvimento integral da criança, é fortalecer as habilidades que ela adquire ao jogar e brincar, seja com brinquedos ou com pessoas. Porquanto, ao brincar desde os primeiros meses de vida, a criança aprende a explorar sensorialmente diferentes objetos, reagindo aos estímulos lúdicos propiciados pelos professores ou com quem se relaciona fora do ambiente escolar. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa e análise discursiva. Nos resultados foi possível analisar que através dos jogos, brinquedos e brincadeiras, as crianças desenvolvem suas habilidades e suas capacidades cognitivas, psicológicas, físicas, sociais e afetivas, pois além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, também desenvolvem a linguagem, o foco e a concentração. Visto também que, os jogos, brinquedos e brincadeiras precisam fazer parte do cotidiano escolar, onde é importante que os profissionais da educação façam uso das metodologias lúdicas para que possa acontecer uma aprendizagem significativa.