Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LUDICIDADE ATRAVÉS DE JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97416
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3677
    "inscrito_id" => 1086
    "titulo" => "A LUDICIDADE ATRAVÉS DE JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A presente pesquisa apresenta a importância do uso do lúdico nas turmas de educação infantil por ser a primeira etapa da educação básica, ou seja, a primeira infância. Tem-se como pergunta norteadora: Qual a importância da ludicidade através de jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil, entendendo que a criança necessita do brincar para o seu desenvolvimento. Tem- se como objetivo geral: analisar a importância do desenvolvimento da criança, através da ludicidade dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil, buscando destacar como o lúdico é um importante instrumento para o desenvolvimento e construção do conhecimento na infância. Na composição do referencial teórico, são utilizados autores que colaboram com o diálogo entre a educação infantil, Educação Física, jogos, brinquedos e brincadeiras, pois trazer o desenvolvimento integral da criança, é fortalecer as habilidades que ela adquire ao jogar e brincar, seja com brinquedos ou com pessoas. Porquanto, ao brincar desde os primeiros meses de vida, a criança aprende a explorar sensorialmente diferentes objetos, reagindo aos estímulos lúdicos propiciados pelos professores ou com quem se relaciona fora do ambiente escolar. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa e análise discursiva. Nos resultados foi possível analisar que através dos jogos, brinquedos e brincadeiras, as crianças desenvolvem suas habilidades e suas capacidades cognitivas, psicológicas, físicas, sociais e afetivas, pois além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, também desenvolvem a linguagem, o foco e a concentração. Visto também que, os jogos, brinquedos e brincadeiras precisam fazer parte do cotidiano escolar, onde é importante que os profissionais da educação façam uso das metodologias lúdicas para que possa acontecer uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1086_TB3677_04102023215704.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA RODRIGUES FIGUEIROA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "anafigueiroa@asces.edu.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA (ASCESUNITA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97416
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3677
    "inscrito_id" => 1086
    "titulo" => "A LUDICIDADE ATRAVÉS DE JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A presente pesquisa apresenta a importância do uso do lúdico nas turmas de educação infantil por ser a primeira etapa da educação básica, ou seja, a primeira infância. Tem-se como pergunta norteadora: Qual a importância da ludicidade através de jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil, entendendo que a criança necessita do brincar para o seu desenvolvimento. Tem- se como objetivo geral: analisar a importância do desenvolvimento da criança, através da ludicidade dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil, buscando destacar como o lúdico é um importante instrumento para o desenvolvimento e construção do conhecimento na infância. Na composição do referencial teórico, são utilizados autores que colaboram com o diálogo entre a educação infantil, Educação Física, jogos, brinquedos e brincadeiras, pois trazer o desenvolvimento integral da criança, é fortalecer as habilidades que ela adquire ao jogar e brincar, seja com brinquedos ou com pessoas. Porquanto, ao brincar desde os primeiros meses de vida, a criança aprende a explorar sensorialmente diferentes objetos, reagindo aos estímulos lúdicos propiciados pelos professores ou com quem se relaciona fora do ambiente escolar. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa e análise discursiva. Nos resultados foi possível analisar que através dos jogos, brinquedos e brincadeiras, as crianças desenvolvem suas habilidades e suas capacidades cognitivas, psicológicas, físicas, sociais e afetivas, pois além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, também desenvolvem a linguagem, o foco e a concentração. Visto também que, os jogos, brinquedos e brincadeiras precisam fazer parte do cotidiano escolar, onde é importante que os profissionais da educação façam uso das metodologias lúdicas para que possa acontecer uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1086_TB3677_04102023215704.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA RODRIGUES FIGUEIROA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "anafigueiroa@asces.edu.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA (ASCESUNITA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A presente pesquisa apresenta a importância do uso do lúdico nas turmas de educação infantil por ser a primeira etapa da educação básica, ou seja, a primeira infância. Tem-se como pergunta norteadora: Qual a importância da ludicidade através de jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil, entendendo que a criança necessita do brincar para o seu desenvolvimento. Tem- se como objetivo geral: analisar a importância do desenvolvimento da criança, através da ludicidade dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil, buscando destacar como o lúdico é um importante instrumento para o desenvolvimento e construção do conhecimento na infância. Na composição do referencial teórico, são utilizados autores que colaboram com o diálogo entre a educação infantil, Educação Física, jogos, brinquedos e brincadeiras, pois trazer o desenvolvimento integral da criança, é fortalecer as habilidades que ela adquire ao jogar e brincar, seja com brinquedos ou com pessoas. Porquanto, ao brincar desde os primeiros meses de vida, a criança aprende a explorar sensorialmente diferentes objetos, reagindo aos estímulos lúdicos propiciados pelos professores ou com quem se relaciona fora do ambiente escolar. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa e análise discursiva. Nos resultados foi possível analisar que através dos jogos, brinquedos e brincadeiras, as crianças desenvolvem suas habilidades e suas capacidades cognitivas, psicológicas, físicas, sociais e afetivas, pois além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, também desenvolvem a linguagem, o foco e a concentração. Visto também que, os jogos, brinquedos e brincadeiras precisam fazer parte do cotidiano escolar, onde é importante que os profissionais da educação façam uso das metodologias lúdicas para que possa acontecer uma aprendizagem significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.