O trabalho apresenta resultados da pesquisa de Iniciação científica intitulada Perspectivas para o ensino e a prática de Educação ambiental no âmbito da exploração de petróleo e gás: um estudo da nota técnica CGPEG/DILIC/IBAMA No 01/2010, desenvolvida no âmbito do Edital n. 16 PRPPI/Ifal de 18 de maio de 2022. A pesquisa documental e bibliográfica, de natureza exploratória e abordagem qualitativa, realizou o estudo da Nota Técnica para identificar perspectivas para o ensino e a prática da Educação ambiental no âmbito do Programas de Educação ambiental (PEAs) implementados por meio do Licenciamento ambiental na área de exploração de Petróleo e Gás e foi motivada pela perspectiva de formação de quadros de profissionais no âmbito da Educação profissional e tecnológica. Atualmente o Brasil conta com 12 PEAs, organizados a partir da regionalização das atividades econômicas do setor. Essas PEAs são espaços pedagógicos privilegiados para a prática e o ensino da educação ambiental e que se originam dos processos de Licenciamento ambiental e se articulam a partir das concepções de Programas e Projetos de educação ambiental descritas na Nota Técnica. Tendo como delineamento seis linhas de ação, a Nota técnica delimita temas e espaços para a prática da educação ambiental. Como exemplo dessa práxis, pode-se apontar o PEA com comunidades costeiras da Bacia Sergipe-Alagoas. Nele são desenvolvidas ações que, no âmbito da exploração de petróleo e gás, buscam, promover a formação das Comunidades costeiras para a atuação nos espaços de gestão ambiental, da aplicação dos recursos provenientes dos Royalties, da elaboração de políticas públicas e na comunicação social. Para isso, as ações de educação ambiental implementadas promovem a compreensão do lugar das comunidades e de seus membros no mundo do trabalho, no campo da política e da mobilização popular em prol do cuidado com o meio ambiente.