Este artigo é fruto da investigação acerca da contribuição que pesquisadores do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo, criado a partir do surgimento do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, iniciativa de Anísio Teixeira, interagindo com os outros centros, com as universidades e os movimentos sociais, deixaram como legado à educação brasileira. Optamos por um recorte temporal que abrange desde 1956, data da criação do CRPE-SP, até 1964, quando ocorreu o golpe empresarial-militar que levou à descaracterização da proposta do Centro e destituiu Anísio da direção do INEP. Por meio de pesquisa documental, realizada no acervo do Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação da USP, de leitura de textos produzidos por Florestan Fernandes, Antônio Cândido, Luiz Pereira e Celso Beisiegel, intelectuais com destacada atuação no CRPE-SP, além de textos de Anísio e de pesquisa bibliográfica de artigos produzidos sobre o tema, procedemos à análise das modificações introduzidas na abordagem das pesquisas sobre educação, das concepções e procedimentos que embasaram estas formulações, à luz de conceitos presentes na obra de Raymond Williams, que utilizamos como referencial teórico-metodológico. Ao alargar o campo de investigação acerca dos problemas e desafios educacionais de nosso país, aliando o conhecimento dos cientistas sociais ao dos educadores, em abordagem que buscava compreender a questão educacional à luz da teoria sociológica, propiciaram a institucionalização da sociologia educacional em nosso país. Considerando impactos de diferenças sociais, culturais e regionais no processo de aprendizagem das crianças periféricas, estes intelectuais buscaram enfrentar problemas estruturais da sociedade brasileira, dentro dos limites do potencial que uma educação emancipadora pode oferecer em um processo de democratização de nossa sociedade, revelando proximidade com o conceito multidimensional de cultura de Raymond Williams, de sua concepção da tarefa do intelectual socialista na construção de uma sociedade educada, democrática e participativa.