O objetivo do presente estudo consiste em analisar como uma criança, educanda da Escola Nova Aliança, em Belém do Pará, identifica, explica e lida com seu sofrimento psíquico, bem como este interfere em seu processo de ensino aprendizagem, levando-se em consideração o binômio inclusão e exclusão social e escolar. Para a realização do trabalho no campo foi usada a metodologia de Narrativas de Vida (BERTAUX, 2010), que consiste no relato que uma pessoa faz sobre sua experiência de vida de forma oral. O método corresponde ao estudo de um relato oral, diacrônico e orientado, que se desenvolve em torno de um eixo do percurso vivido em que se encadeiam eventos, ações e interações sociais caracterizados pela forma narrativa de um fragmento das experiências vividas. Os resultados parciais indicam que João identifica o barulho como fator que atravessa seu processo de ensino aprendizagem e a dificuldade de se sentir confiante para falar com as pessoas com quem convivia no ambiente escolar. Traz como explicação para suas experiencias o fato de “não conhecer as pessoas”. Quanto à forma como João lida com essas experiencias, com o suporte da entrevista com a mãe de João, Bruna, podemos observar que João se relaciona apenas com os aspectos positivos de sua experiencia. Assim, pudemos, ao escutar a narrativa de João, identificar as interligações que o binômio inclusão e exclusão exercem sobre sua vida.