Trata-se de um mapeamento de teses e dissertações sobre quais os métodos e estratégias que têm sido utilizados no ensino de ciências e biologia entre os anos de 2013 a 2023. Os dados foram obtidos por meio do levantamento bibliográfico das produções científicas disponibilizadas pelo Banco de Teses e Dissertações da CAPES, com o objetivo de identificar os trabalhos relacionados com a temática. Inicialmente, realizou-se a leitura dos títulos e resumos. Depois de selecionados, procedeu-se à leitura do referencial teórico dos trabalhos encontrados, com o propósito de investigar os métodos e estratégias usados no ensino de ciências e biologia. Identificamos nove dissertações: Silva (2015), Souza (2014), Taveira (2015), Pedroso (2015), Santos (2015), Silva (2014), Bezerra (2015), Moraes (2015), Souza (2013) que abordam metodologias e estratégias diversas, como o método de exposição oral, aulas práticas, jogos, palavras cruzadas, mapas conceituais, histórias em quadrinhos, pesquisas sobre as temáticas abordadas, construção de dramaturgia, desenvolvimento de cenários e figurinos, realização de oficinas de estudos, elaboração de cartazes, vídeos de divulgação e apresentação oficial da peça no teatro, além de jogos didáticos de tabuleiro. As metodologias e estratégias utilizadas pelos autores das dissertações pesquisadas incluem métodos tradicionais e inovadores, fornecendo um panorama abrangente das práticas pedagógicas empregadas no ensino de ciências e biologia. Isso contribui para a compreensão e o aprimoramento dos recursos didáticos utilizados na área.