ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA FÉLIX ARAÚJO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10084 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 408 "inscrito_id" => 238 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA FÉLIX ARAÚJO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID" "resumo" => "O projeto político pedagógico/PPP pode ser definido como o projeto que reúne propostas de ações concretas a serem executadas durante determinado período de tempo, é político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir e é pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem. A partir dos pressupostos acima, este estudo teve como objetivo elaborar uma proposta curricular para as aulas de Educação Física a partir do projeto político pedagógico da Escola Félix Araújo e correlacionar os objetivos do PPP com os conteúdos propostos na disciplina de Educação Física. O estudo caracteriza-se como sendo um relato de experiência, realizado por alunos de iniciação á docência e professores supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID. Foi realizado na Escola Estadual Félix Araújo, na cidade de Campina Grande-PB, onde foi realizada uma análise do PPP da escola e, a partir dessa análise elaborou-se uma proposta curricular para as aulas de Educação Física, na qual, objetivos e conteúdos estivessem correlacionados. Como resultados dessa análise, é possível apontar algumas falhas no PPP da escola, dentre elas podemos ressaltar o fato dos objetivos elaborados para a Educação Física não coincidirem com os conteúdos, ou seja, o que se foi elaborado na teoria, não era cumprido na prática. Partindo dessas lacunas elaboramos uma proposta curricular em que buscamos aproximar ao máximo os objetivos e conteúdos da Educação Física à realidade da escola. Concluiu-se, portanto, que a utilização do PPP na escola é importante, no sentido em que atende as necessidades escolares e que suas propostas curriculares devem estar o mais próximo da realidade da escola, caso contrário, o PPP será apenas um documento puramente burocrático." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, PROPOSTA CURRICULAR, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_30_10_2014_19_05_24_idinscrito_238_1ce0fbb0a8a24c7d5dc35a7be05d21a4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTONNY ALVES FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "TONNY ALVES" "autor_email" => "otonny_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10084 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 408 "inscrito_id" => 238 "titulo" => "ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA FÉLIX ARAÚJO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID" "resumo" => "O projeto político pedagógico/PPP pode ser definido como o projeto que reúne propostas de ações concretas a serem executadas durante determinado período de tempo, é político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir e é pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem. A partir dos pressupostos acima, este estudo teve como objetivo elaborar uma proposta curricular para as aulas de Educação Física a partir do projeto político pedagógico da Escola Félix Araújo e correlacionar os objetivos do PPP com os conteúdos propostos na disciplina de Educação Física. O estudo caracteriza-se como sendo um relato de experiência, realizado por alunos de iniciação á docência e professores supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID. Foi realizado na Escola Estadual Félix Araújo, na cidade de Campina Grande-PB, onde foi realizada uma análise do PPP da escola e, a partir dessa análise elaborou-se uma proposta curricular para as aulas de Educação Física, na qual, objetivos e conteúdos estivessem correlacionados. Como resultados dessa análise, é possível apontar algumas falhas no PPP da escola, dentre elas podemos ressaltar o fato dos objetivos elaborados para a Educação Física não coincidirem com os conteúdos, ou seja, o que se foi elaborado na teoria, não era cumprido na prática. Partindo dessas lacunas elaboramos uma proposta curricular em que buscamos aproximar ao máximo os objetivos e conteúdos da Educação Física à realidade da escola. Concluiu-se, portanto, que a utilização do PPP na escola é importante, no sentido em que atende as necessidades escolares e que suas propostas curriculares devem estar o mais próximo da realidade da escola, caso contrário, o PPP será apenas um documento puramente burocrático." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, PROPOSTA CURRICULAR, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_30_10_2014_19_05_24_idinscrito_238_1ce0fbb0a8a24c7d5dc35a7be05d21a4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTONNY ALVES FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "TONNY ALVES" "autor_email" => "otonny_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }