Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

EMILY DICKINSON NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DO USO DA POESIA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Palavra-chaves: PIBID, LITERATURA NORTE-AMERICANA, EMILY DICKINSON Comunicação Oral (CO) Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10015
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 571
    "inscrito_id" => 394
    "titulo" => "EMILY DICKINSON NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DO USO DA POESIA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => ""O ensino da literatura nas aulas de Língua Inglesa (LI) é bastante escasso. Ainda estamos distantes de um modelo de escola que priorize a inserção da literatura e seus diversos gêneros, dentre eles, a poesia, muito além das atividades gramaticais, sendo uma ferramenta útil e viabilizadora do ensino da Língua Inglesa, fugindo-se assim, do formato tradicional (e antiquado), que vem sendo aplicado nas aulas da rede pública, “pois os alunos se cansam de ter o mesmo tipo de aula em torno de itens gramaticais ao longo de todo o percurso escolar” (OLIVEIRA E PAIVA, 2009). Tendo em vista este problema, e sabendo da importância e os benefícios em se trabalhar com este gênero textual, pois como cita Pound (2006): “Literatura é novidade que permanece novidade” e que “Literatura é linguagem carregada de significado”, como proposta para o IV Encontro Nacional de Iniciação à Docência (IV ENID), optamos dentre tantos gêneros literários, trabalhar com a poesia da autora norte-americana Emily Dickinson, que nos proporcionou a inserção, com suavidade, ritmo e beleza, do gênero poético nas aulas de Língua Inglesa. O presente trabalho é um relato de experiência de pesquisadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), mediante um módulo temático, e tem como principal objetivo mostrar a importância das estratégias para se trabalhar o gênero poesia nas aulas de Língua Inglesa, com o propósito de fortalecer o ensino e a aprendizagem de LI, além de influenciar a prática da leitura, despertar o interesse dos alunos pela poesia Dickinsoniana, e principalmente melhorar as habilidades dos alunos na língua em questão.""
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => "PIBID, LITERATURA NORTE-AMERICANA, EMILY DICKINSON"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_01_59_50_idinscrito_394_f431bd21e4d10d71c76e76a1cbb9f6e9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZINALDO ALVES DE OLIVEIRA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JÚNIOR ALVES"
    "autor_email" => "harper7@live.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10015
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 571
    "inscrito_id" => 394
    "titulo" => "EMILY DICKINSON NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DO USO DA POESIA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => ""O ensino da literatura nas aulas de Língua Inglesa (LI) é bastante escasso. Ainda estamos distantes de um modelo de escola que priorize a inserção da literatura e seus diversos gêneros, dentre eles, a poesia, muito além das atividades gramaticais, sendo uma ferramenta útil e viabilizadora do ensino da Língua Inglesa, fugindo-se assim, do formato tradicional (e antiquado), que vem sendo aplicado nas aulas da rede pública, “pois os alunos se cansam de ter o mesmo tipo de aula em torno de itens gramaticais ao longo de todo o percurso escolar” (OLIVEIRA E PAIVA, 2009). Tendo em vista este problema, e sabendo da importância e os benefícios em se trabalhar com este gênero textual, pois como cita Pound (2006): “Literatura é novidade que permanece novidade” e que “Literatura é linguagem carregada de significado”, como proposta para o IV Encontro Nacional de Iniciação à Docência (IV ENID), optamos dentre tantos gêneros literários, trabalhar com a poesia da autora norte-americana Emily Dickinson, que nos proporcionou a inserção, com suavidade, ritmo e beleza, do gênero poético nas aulas de Língua Inglesa. O presente trabalho é um relato de experiência de pesquisadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), mediante um módulo temático, e tem como principal objetivo mostrar a importância das estratégias para se trabalhar o gênero poesia nas aulas de Língua Inglesa, com o propósito de fortalecer o ensino e a aprendizagem de LI, além de influenciar a prática da leitura, despertar o interesse dos alunos pela poesia Dickinsoniana, e principalmente melhorar as habilidades dos alunos na língua em questão.""
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => "PIBID, LITERATURA NORTE-AMERICANA, EMILY DICKINSON"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_01_59_50_idinscrito_394_f431bd21e4d10d71c76e76a1cbb9f6e9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZINALDO ALVES DE OLIVEIRA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JÚNIOR ALVES"
    "autor_email" => "harper7@live.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

"O ensino da literatura nas aulas de Língua Inglesa (LI) é bastante escasso. Ainda estamos distantes de um modelo de escola que priorize a inserção da literatura e seus diversos gêneros, dentre eles, a poesia, muito além das atividades gramaticais, sendo uma ferramenta útil e viabilizadora do ensino da Língua Inglesa, fugindo-se assim, do formato tradicional (e antiquado), que vem sendo aplicado nas aulas da rede pública, “pois os alunos se cansam de ter o mesmo tipo de aula em torno de itens gramaticais ao longo de todo o percurso escolar” (OLIVEIRA E PAIVA, 2009). Tendo em vista este problema, e sabendo da importância e os benefícios em se trabalhar com este gênero textual, pois como cita Pound (2006): “Literatura é novidade que permanece novidade” e que “Literatura é linguagem carregada de significado”, como proposta para o IV Encontro Nacional de Iniciação à Docência (IV ENID), optamos dentre tantos gêneros literários, trabalhar com a poesia da autora norte-americana Emily Dickinson, que nos proporcionou a inserção, com suavidade, ritmo e beleza, do gênero poético nas aulas de Língua Inglesa. O presente trabalho é um relato de experiência de pesquisadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), mediante um módulo temático, e tem como principal objetivo mostrar a importância das estratégias para se trabalhar o gênero poesia nas aulas de Língua Inglesa, com o propósito de fortalecer o ensino e a aprendizagem de LI, além de influenciar a prática da leitura, despertar o interesse dos alunos pela poesia Dickinsoniana, e principalmente melhorar as habilidades dos alunos na língua em questão."

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.