EMILY DICKINSON NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DO USO DA POESIA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10015 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 571 "inscrito_id" => 394 "titulo" => "EMILY DICKINSON NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DO USO DA POESIA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => ""O ensino da literatura nas aulas de Língua Inglesa (LI) é bastante escasso. Ainda estamos distantes de um modelo de escola que priorize a inserção da literatura e seus diversos gêneros, dentre eles, a poesia, muito além das atividades gramaticais, sendo uma ferramenta útil e viabilizadora do ensino da Língua Inglesa, fugindo-se assim, do formato tradicional (e antiquado), que vem sendo aplicado nas aulas da rede pública, “pois os alunos se cansam de ter o mesmo tipo de aula em torno de itens gramaticais ao longo de todo o percurso escolar” (OLIVEIRA E PAIVA, 2009). Tendo em vista este problema, e sabendo da importância e os benefícios em se trabalhar com este gênero textual, pois como cita Pound (2006): “Literatura é novidade que permanece novidade” e que “Literatura é linguagem carregada de significado”, como proposta para o IV Encontro Nacional de Iniciação à Docência (IV ENID), optamos dentre tantos gêneros literários, trabalhar com a poesia da autora norte-americana Emily Dickinson, que nos proporcionou a inserção, com suavidade, ritmo e beleza, do gênero poético nas aulas de Língua Inglesa. O presente trabalho é um relato de experiência de pesquisadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), mediante um módulo temático, e tem como principal objetivo mostrar a importância das estratégias para se trabalhar o gênero poesia nas aulas de Língua Inglesa, com o propósito de fortalecer o ensino e a aprendizagem de LI, além de influenciar a prática da leitura, despertar o interesse dos alunos pela poesia Dickinsoniana, e principalmente melhorar as habilidades dos alunos na língua em questão."" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "PIBID, LITERATURA NORTE-AMERICANA, EMILY DICKINSON" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_01_59_50_idinscrito_394_f431bd21e4d10d71c76e76a1cbb9f6e9.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZINALDO ALVES DE OLIVEIRA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JÚNIOR ALVES" "autor_email" => "harper7@live.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10015 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 571 "inscrito_id" => 394 "titulo" => "EMILY DICKINSON NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DO USO DA POESIA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => ""O ensino da literatura nas aulas de Língua Inglesa (LI) é bastante escasso. Ainda estamos distantes de um modelo de escola que priorize a inserção da literatura e seus diversos gêneros, dentre eles, a poesia, muito além das atividades gramaticais, sendo uma ferramenta útil e viabilizadora do ensino da Língua Inglesa, fugindo-se assim, do formato tradicional (e antiquado), que vem sendo aplicado nas aulas da rede pública, “pois os alunos se cansam de ter o mesmo tipo de aula em torno de itens gramaticais ao longo de todo o percurso escolar” (OLIVEIRA E PAIVA, 2009). Tendo em vista este problema, e sabendo da importância e os benefícios em se trabalhar com este gênero textual, pois como cita Pound (2006): “Literatura é novidade que permanece novidade” e que “Literatura é linguagem carregada de significado”, como proposta para o IV Encontro Nacional de Iniciação à Docência (IV ENID), optamos dentre tantos gêneros literários, trabalhar com a poesia da autora norte-americana Emily Dickinson, que nos proporcionou a inserção, com suavidade, ritmo e beleza, do gênero poético nas aulas de Língua Inglesa. O presente trabalho é um relato de experiência de pesquisadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), mediante um módulo temático, e tem como principal objetivo mostrar a importância das estratégias para se trabalhar o gênero poesia nas aulas de Língua Inglesa, com o propósito de fortalecer o ensino e a aprendizagem de LI, além de influenciar a prática da leitura, despertar o interesse dos alunos pela poesia Dickinsoniana, e principalmente melhorar as habilidades dos alunos na língua em questão."" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "PIBID, LITERATURA NORTE-AMERICANA, EMILY DICKINSON" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_01_59_50_idinscrito_394_f431bd21e4d10d71c76e76a1cbb9f6e9.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZINALDO ALVES DE OLIVEIRA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JÚNIOR ALVES" "autor_email" => "harper7@live.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }