A literatura brasileira exerce um papel fundamental na formação cultural e linguística dos estudantes. No entanto, muitas vezes o ensino dessa disciplina se limita à leitura de obras clássicas e à memorização de fatos históricos, deixando de explorar o potencial pedagógico e criativo que a literatura oferece. Neste contexto, este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica voltada para o ensino de literatura brasileira, com o objetivo de despertar o interesse e promover a compreensão crítica dos estudantes em relação às obras literárias com uso de metodologias ativas. A proposta baseia-se em três eixos norteadores a partir de diferentes sequências didáticas, sendo estas: abordagem interdisciplinar, utilização de recursos tecnológicos e mídias digitais como ferramentas pedagógicas e a valorização da diversidade e da representatividade na literatura brasileira. A proposta inclui a seleção de obras de diferentes períodos históricos e gêneros literários, abrangendo autores e autoras de diferentes regiões do país, bem como minorias étnicas e culturais. Isso possibilitou a expansão do repertório dos estudantes e o estímulo à reflexão sobre questões sociais, culturais e identitárias presentes na literatura brasileira. Espera-se que essa proposta de intervenção pedagógica contribua para um ensino mais dinâmico e significativo da literatura brasileira, despertando o prazer pela leitura, desenvolvendo habilidades críticas e promovendo a valorização da diversidade cultural presente em nossa literatura.