O presente estudo trata-se de um relato de experiência extraído a partir da execução de um curso livre de extensão voltado para os professores das escolas municipais de Ouricuri-PE, com o tema: Educação e Realidade - Contribuições Freireanas para a Prática Pedagógica na Educação Básica. Nesta investigação enfocamos especificamente, refletir sobre as implicações da participação nessa experiência, para licenciandos em formação inicial do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IFSertãoPE – campus Ouricuri. A metodologia utilizada partiu de uma abordagem qualitativa e teve como procedimento a pesquisa-ação. Dentre os aportes teóricos utilizados destaca-se: Angotti, Delizoicov e Pernambuco (2002), além de Paulo Freire (2003, 2011 e 2013) e outros. O processo de formação continuada executado baseou-se na metodologia dos três momentos pedagógicos: Estudo da Realidade (ER), Organização do Conhecimento (OC) e Aplicação do Conhecimento (AC). O curso foi desenvolvido com foco nas propostas de intervenção para uma melhor qualidade de ensino e de caráter interdisciplinar via tema gerador. Quatro estudantes de graduação participaram da elaboração e execução da referida ação e tiveram a possibilidade de coletar e sistematizar os dados através de relatório, além de traçar uma análise comparativa quanto a sua formação profissional e identitária como docentes de química. Dentre os resultados alcançados se destaca o fato de que os discentes conseguiram estabelecer nexos de conexão entre os estudos que realizaram durante o curso de licenciatura e a atuação de professores que já estão há mais de vinte anos na profissão. Ademais, esse diálogo contribuiu para que os graduandos desmistificassem estereótipos que tinham construído principalmente no que concerne a cisão entre prática e teoria e entre ciências humanas e ciências naturais.