A inclusão é um sistema que representa um avanço na sociedade atual, como resultado de políticas públicas direcionadas para pesssoas com necessidades especiais em vários campos da organização social. Dessa maneira é importante garantir a inclusão do ensino da Língua Brasileira de Sinais no currículo escolar desde os anos iniciais, com a responsabilidade de amparar o desenvolvimento social da criança, procurando engendrar reflexões a respeito da importância da disseminação da libras para possibilitar a comunicação destes indíviduos com os demais. Assim, o objetivo deste estudo é analisar a inclusão do ensino de libras no currículo dos anos inciais para que ao aprender esta língua desde pequena, a criança possa comunicar-se da melhor maneira com seus colegas e professores, com base na mediação de um intérprete. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio do Google Acadêmico e em artigos que tratam da inclusão de libras no currículo escolar, além da legislação que rege a língua de sinais e dá os devidos seguimentos para sua propagação e precaução do acesso à uma educação justa. A inserção de libras nos anos iniciais permite a expansão da comunicação dos surdos, a ascendência da interação com os demais. Verifica-se o ensino de libras desde o príncipio da escolarização como instrumento de suma importância para o progresso psicossocial e cognitivo desses aprendizes, visto que a carência desta relação pode fomentar o desastre escolar para o indíviduo surdo. Para elucidar tal temática, pretende-se tomar como referências fundamentais: a Lei de Diretrizes e Bases (LDB, 9.394) e a obra de Vital Dedonet- creche: a que veio, para onde vai.