A Constituição Federa determina no Art. 205 que a educação é direito de todos. Diversas discussões ocorre a respeito da educação especial em relação a inclusão de crianças com necessidades no âmbito escolar, pois, todas as escolas do ensino regular devem matricular todos os alunos em suas classes comuns com todo o auxílio necessário, recursos acessíveis e atender as especificidades de cada um, podendo, ser um atendimento educacional especializado de acordo com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) ou uma parceria com o sistema público de ensino. Portanto, esse estudo busca analisar a importância da inclusão de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e como acontece o ensino para a alfabetização dessas crianças na escola Estadual Maria de Lourdes Bezerra localizada na cidade de Macau/RN. Assim, a presente pesquisa é de natureza qualitativa e conta com pesquisas bibliográficas para o embasamento desse estudo, a fim, de proporcionar uma melhor compreensão através de referenciais teóricos já publicados e analisados. Considerando que a inclusão de crianças com TEA no âmbito escolar ainda é um desafio para os profissionais da educação, nessa perspectiva, é fundamental o olhar e o repensar da escola, para a necessidade de formação e suporte especifico para os professores, ficando evidente que todos tem conhecimento sobre a educação especial e os desafios enfrentados para a inclusão dos estudantes, e que é de suma importância buscar práticas necessárias para o aprimoramento do ensino para alunos autistas, assim, com comprometimento, de modo, que os professores busquem estratégias pedagógicas para colaborar com o ensino dos alunos autistas.