Esse artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GTEA) para dar unidade às atividades de Educação Ambiental (EA) nas escolas. Como metodologia foi feita uma pesquisa bibliográfica acerca de um conjunto de métodos de planejamento e gestão que possam contribuir para a implantação e funcionamento dos GTEAs nas escolas. O GTEA deverá ser formado, preferencialmente, por representantes de todos seguimentos da comunidade escolar – diretores, coordenadores, professores, pais ou responsáveis, profissionais da educação, terceirizados e, principalmente, estudantes. Entre esses membros, um será escolhido como o coordenador. Em um primeiro momento, o GTEA fará o diagnóstico da Educação Ambiental (EA) da escola. Para esse diagnóstico será utilizada a ferramenta de gestão FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Após essa etapa, o GTEA criará uma Agenda de EA para a escola, com metas SMART (específica ou Specific, Mensurável, Alcançável ou Atingível, Relevante ou Realista e Temporal). Para cada meta, a Agenda terá um conjunto de projetos, que compõem um plano de ações, criados a partir da ferramenta 5W2H (What?/O quê? Why?/Por quê? Who?/Quem? When?/Quando? Where?/Onde? How?/Como? How Much?/Quanto?). O monitoramento das ações e atividades será feito por meio da ferramenta KANBAN, que acompanha os projetos: para fazer (To Do); fazendo (Doing); e feitos (Done). Na avaliação, a FOFA deverá ser aplicada novamente, levantando os projetos que foram e não foram realizados, quais metas foram atingidas, parcialmente atingidas ou não foram atingidas, reiniciando o ciclo, para que as metas e os projetos sejam readequados. O GTEA é escalonável para todas as etapas da Educação Básica e para todas as modalidades de ensino, tanto das redes públicas, quanto das redes privadas e filantrópicas.