Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APOSTILAS INTERATIVAS COMO FERRAMENTA DE APOIO NO ENSINO DE GENÉTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98786
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5457
    "inscrito_id" => 18100
    "titulo" => "APOSTILAS INTERATIVAS COMO FERRAMENTA DE APOIO NO ENSINO DE GENÉTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "No âmbito do ensino superior, os Programas de Monitoria representam uma oportunidade para ampliar a participação do aluno-monitor em sua vida acadêmica, constituindo uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de várias competências pedagógicas. Nesse sentido, além de contribuir para a melhoria do ensino de graduação, ao auxiliar os estudantes a compreender os conteúdos trabalhados em sala de aula, as atividades desenvolvidas proporcionam ao monitor o aprofundamento dos conhecimentos teórico-práticos ministrados, tornando-se também um importante instrumento de estímulo à carreira docente. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências adquiridas durante o Projeto de Monitoria vinculado às disciplinas de Genética da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. A estratégia didática principal adotada foi a criação de apostilas interativas, elaboradas para complementar os conteúdos abordados nos cursos de Ciências Biológicas, Nutrição e Enfermagem. Para a elaboração das apostilas, foi realizado um processo de pesquisa na literatura acadêmica e em livros didáticos de ensino médio e superior. As ilustrações utilizadas foram obtidas de bancos de imagens gratuitos como "Shutterstock", "Pixabay", "Canva" e "Paint 3D". Além disso, as apostilas contavam com QR Codes que direcionavam os estudantes para vídeos na plataforma "Youtube" e jogos no site "WordWall", ambos elaborados pelos próprios monitores. Ao final da produção, todos os materiais foram submetidos a uma revisão minuciosa pelos professores responsáveis pela disciplina antes de serem disponibilizados aos estudantes. A utilização das apostilas gerou resultados positivos, contribuindo para a formação de cerca de 60 estudantes de graduação. A disponibilização deste recurso didático facilitou a compreensão dos diferentes assuntos estudados nas disciplinas de Genética da UFPE, os quais contam com termos considerados de difícil compreensão e necessidade de abstração pelos estudantes. O resultado também foi favorável para os monitores, que puderam ampliar e desenvolver diferentes habilidades didáticas fundamentais para a formação acadêmica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18100_TB5457_17112023105007.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA THAYSA MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "thaysa.monteiro@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98786
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5457
    "inscrito_id" => 18100
    "titulo" => "APOSTILAS INTERATIVAS COMO FERRAMENTA DE APOIO NO ENSINO DE GENÉTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "No âmbito do ensino superior, os Programas de Monitoria representam uma oportunidade para ampliar a participação do aluno-monitor em sua vida acadêmica, constituindo uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de várias competências pedagógicas. Nesse sentido, além de contribuir para a melhoria do ensino de graduação, ao auxiliar os estudantes a compreender os conteúdos trabalhados em sala de aula, as atividades desenvolvidas proporcionam ao monitor o aprofundamento dos conhecimentos teórico-práticos ministrados, tornando-se também um importante instrumento de estímulo à carreira docente. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências adquiridas durante o Projeto de Monitoria vinculado às disciplinas de Genética da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. A estratégia didática principal adotada foi a criação de apostilas interativas, elaboradas para complementar os conteúdos abordados nos cursos de Ciências Biológicas, Nutrição e Enfermagem. Para a elaboração das apostilas, foi realizado um processo de pesquisa na literatura acadêmica e em livros didáticos de ensino médio e superior. As ilustrações utilizadas foram obtidas de bancos de imagens gratuitos como "Shutterstock", "Pixabay", "Canva" e "Paint 3D". Além disso, as apostilas contavam com QR Codes que direcionavam os estudantes para vídeos na plataforma "Youtube" e jogos no site "WordWall", ambos elaborados pelos próprios monitores. Ao final da produção, todos os materiais foram submetidos a uma revisão minuciosa pelos professores responsáveis pela disciplina antes de serem disponibilizados aos estudantes. A utilização das apostilas gerou resultados positivos, contribuindo para a formação de cerca de 60 estudantes de graduação. A disponibilização deste recurso didático facilitou a compreensão dos diferentes assuntos estudados nas disciplinas de Genética da UFPE, os quais contam com termos considerados de difícil compreensão e necessidade de abstração pelos estudantes. O resultado também foi favorável para os monitores, que puderam ampliar e desenvolver diferentes habilidades didáticas fundamentais para a formação acadêmica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18100_TB5457_17112023105007.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA THAYSA MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "thaysa.monteiro@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

No âmbito do ensino superior, os Programas de Monitoria representam uma oportunidade para ampliar a participação do aluno-monitor em sua vida acadêmica, constituindo uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de várias competências pedagógicas. Nesse sentido, além de contribuir para a melhoria do ensino de graduação, ao auxiliar os estudantes a compreender os conteúdos trabalhados em sala de aula, as atividades desenvolvidas proporcionam ao monitor o aprofundamento dos conhecimentos teórico-práticos ministrados, tornando-se também um importante instrumento de estímulo à carreira docente. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências adquiridas durante o Projeto de Monitoria vinculado às disciplinas de Genética da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. A estratégia didática principal adotada foi a criação de apostilas interativas, elaboradas para complementar os conteúdos abordados nos cursos de Ciências Biológicas, Nutrição e Enfermagem. Para a elaboração das apostilas, foi realizado um processo de pesquisa na literatura acadêmica e em livros didáticos de ensino médio e superior. As ilustrações utilizadas foram obtidas de bancos de imagens gratuitos como "Shutterstock", "Pixabay", "Canva" e "Paint 3D". Além disso, as apostilas contavam com QR Codes que direcionavam os estudantes para vídeos na plataforma "Youtube" e jogos no site "WordWall", ambos elaborados pelos próprios monitores. Ao final da produção, todos os materiais foram submetidos a uma revisão minuciosa pelos professores responsáveis pela disciplina antes de serem disponibilizados aos estudantes. A utilização das apostilas gerou resultados positivos, contribuindo para a formação de cerca de 60 estudantes de graduação. A disponibilização deste recurso didático facilitou a compreensão dos diferentes assuntos estudados nas disciplinas de Genética da UFPE, os quais contam com termos considerados de difícil compreensão e necessidade de abstração pelos estudantes. O resultado também foi favorável para os monitores, que puderam ampliar e desenvolver diferentes habilidades didáticas fundamentais para a formação acadêmica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.