No âmbito do ensino superior, os Programas de Monitoria representam uma oportunidade para ampliar a participação do aluno-monitor em sua vida acadêmica, constituindo uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de várias competências pedagógicas. Nesse sentido, além de contribuir para a melhoria do ensino de graduação, ao auxiliar os estudantes a compreender os conteúdos trabalhados em sala de aula, as atividades desenvolvidas proporcionam ao monitor o aprofundamento dos conhecimentos teórico-práticos ministrados, tornando-se também um importante instrumento de estímulo à carreira docente. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências adquiridas durante o Projeto de Monitoria vinculado às disciplinas de Genética da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. A estratégia didática principal adotada foi a criação de apostilas interativas, elaboradas para complementar os conteúdos abordados nos cursos de Ciências Biológicas, Nutrição e Enfermagem. Para a elaboração das apostilas, foi realizado um processo de pesquisa na literatura acadêmica e em livros didáticos de ensino médio e superior. As ilustrações utilizadas foram obtidas de bancos de imagens gratuitos como "Shutterstock", "Pixabay", "Canva" e "Paint 3D". Além disso, as apostilas contavam com QR Codes que direcionavam os estudantes para vídeos na plataforma "Youtube" e jogos no site "WordWall", ambos elaborados pelos próprios monitores. Ao final da produção, todos os materiais foram submetidos a uma revisão minuciosa pelos professores responsáveis pela disciplina antes de serem disponibilizados aos estudantes. A utilização das apostilas gerou resultados positivos, contribuindo para a formação de cerca de 60 estudantes de graduação. A disponibilização deste recurso didático facilitou a compreensão dos diferentes assuntos estudados nas disciplinas de Genética da UFPE, os quais contam com termos considerados de difícil compreensão e necessidade de abstração pelos estudantes. O resultado também foi favorável para os monitores, que puderam ampliar e desenvolver diferentes habilidades didáticas fundamentais para a formação acadêmica.