O desenvolvimento emocional constitui-se como parte importante no desenvolvimento integral de crianças pequenas matriculadas na Educação Infantil. Considerando que as brincadeiras são potencializadas por meio de atividades da criança com os objetos e na ação conjunta com um adulto, o presente relato de experiência tem por objetivo descrever o desenvolvimento emocional de uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) matriculada na Educação Infantil. As práticas potencializadas fundamentam-se em Mukhina (1996), Elkonin (1998), Winnicott (1975; 1982), Marcolino (2013), Freinet (1976; 1977; 1991), E. Freinet (1979) entre outras pesquisas importantes para a área do desenvolvimento emocional. O relato evidencia a jornada escolar de uma criança de 5 anos diagnosticada com TDAH e a professora regular da sala, de um município do interior do Estado de São Paulo. As informações foram organizadas no diário de campo, por mini-histórias e fotos da jornada escolar. As práticas que potencializaram o jogo de papéis sociais, evidenciaram que os cantos de trabalho de Freinet permitiram a inclusão escolar, o desenvolvimento emocional, a formação de pequenos grupos de trabalho com a criança e o aprofundamento da formação a respeito dos estudos na área. Vale destacar que, por meio do aprofundamento em estudos da área, permitiram o aprimoramento da prática pedagógica visando o desenvolvimento integral da criança e da turma pertencente.