Este artigo discute a importância da disciplina de Educação Inclusiva no curso de licenciatura em Química. A Educação Inclusiva busca garantir que todos os alunos, independentemente de suas habilidades, características ou circunstâncias, tenham acesso a uma educação de qualidade. No contexto específico da disciplina de Química, é essencial que os licenciados compreendam a importância de tornar a educação científica acessível a todos os estudantes, incluindo aqueles com necessidades especiais. Ao promover a inclusão na educação em Química, os licenciados capacitam os alunos a desenvolverem habilidades científicas, a participarem ativamente em experimentos e a compreenderem os conceitos químicos fundamentais, independentemente de suas diferenças. Além disso, a disciplina de Educação Inclusiva no contexto da Química também enfatiza a importância de abordagens pedagógicas diferenciadas e materiais adaptados para atender às necessidades dos alunos, tornando o ensino da Química mais eficaz e significativo para todos. Ao compreender e aplicar os princípios da Educação Inclusiva em seu trabalho como professores de Química, os licenciados iniciaram para a formação de uma sociedade mais inclusiva, cientificamente alfabetizada e preparada para enfrentar os desafios do século XXI. Portanto, a inclusão da disciplina de Educação Inclusiva no currículo da licenciatura em Química é fundamental para formar professores comprometidos com a promoção da igualdade de oportunidades e com a criação de um ambiente de aprendizagem inclusivo e acessível para todos os estudantes.