Este artigo discorrerá sobre a importância da formação continuada no contexto educacional, utilizando como base teórica as contribuições de Nóvoa (2.004), Tardif (2.005), entre outros, para o enriquecimento e construção deste estudo. Nóvoa destaca que a formação ao longo da vida é fundamental para o desenvolvimento profissional dos educadores, pois permite a atualização constante de conhecimentos, habilidades e competências. Nesse sentido, a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Sumaré/SP instituiu, desde 2007, o Centro de Formação de Educadores Municipais de Sumaré (CEFEMS), com o intuito de trazer junto aos profissionais da educação oportunidades de aprendizado e atualização, bem como espaços de diálogo e reflexão, valorizando e incentivando o protagonismo desse profissional, ao mesmo tempo, atender aos desafios e demandas da educação. Este estudo conterá uma experiência de Formação Continuada sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) junto aos Professores no serviço público municipal de Sumaré, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Nesse sentido, a análise/estudo desse tema proporcionou uma discussão real e concreta sobre os índices trazidos por uma Avaliação Externa realizada em 2021, constituindo uma interação dialógica, horizontal e colaborativa. Cabe ressaltar que o estudo apresentou uma grande relevância por se tratar de assunto amplo, proporcionando embasamento para os professores buscarem mais informações e conhecimentos. Portanto, o objeto de estudo se fez pertinente para a contribuição e aprofundamento na prática docente a ser realizada nas escolas do Ensino Fundamental I, numa perspectiva de inovar e de redimensionar a importância do trabalho coletivo.