FERREIRA, Irys Beatriz Barbosa et al.. Uso de aplicativos no aprendizado da língua inglesa. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/96391>. Acesso em: 08/11/2024 02:02
Este trabalho discute o uso de aplicativos como recursos potencializadores da aprendizagem de língua inglesa. A pandemia da Covid-19 intensificou o uso dos aparelhos eletrônicos em situações de comunicação, de acesso a informações e até mesmo de movimentação financeira, fazendo especialmente do celular o livro, o jornal, o recurso didático e a própria carteira. Nos contextos educacionais, o celular tem passado de vilão para ajudante, sendo usado em sala de aula para inovar e envolver o aluno usando das tecnologias existentes no aparelho. É fato que essas tecnologias têm ajudado, entre tantas outras coisas, no aprendizado de outras línguas. Por ser uma língua necessária em vários contextos do mundo altamente globalizado em que vivemos, o inglês tem sido procurado e estudado por pessoas não apenas na forma de cursos presenciais, como também em cursos on-line e em aplicativos que ajudam nesse processo de aprendizagem. Neste trabalho, discorremos sobre o crescente uso de aplicativos no setor educacional, objetivando identificar como o uso desses aplicativos pode complementar e/ou potencializar a aprendizagem da língua inglesa. Realizamos uma pesquisa bibliográfica, dialogando com pesquisadores como Paiva (2017); Esteves e Ribeiro (2019); Souza (2015); Harres, Rubin e Brawerman-Albini (2020); e selecionamos três aplicativos, que contemplam a aprendizagem do inglês, para também comporem nosso corpus, a fim de levantarmos e analisarmos, criticamente, o maior número possível de informações a respeito do nosso objeto de estudo. Até o momento, concluímos que os aplicativos utilizam games, lições diárias e recursos audiovisuais para tornarem a aprendizagem do inglês mais acessível, divertida e interativa, além de propiciar um aumento no tempo dedicado ao conhecimento dessa língua, tornando-a uma prática constante no dia a dia dos aprendizes que podem acessar os materiais a qualquer momento com simples toques eletrônicos em dispositivos que não saem mais da palma da mão.