O impacto exercido sobre o processo de formação do(a) docente, possui uma relevante influência sobre o acesso às oportunidades sociais, uma vez que, esse espaço de formação, é o que possibilita a apropriação do saber e que ao mesmo tempo, contribui para o aumento de capital individual e coletivo. Portanto, a formação do ser humano, se fundamenta na transmissão de modo sistematizado dos saberes acumulados pela humanidade ao longo dos processos históricos, viabilizando os caminhos para o acesso ao conhecimento e a competência para a descoberta de novos conhecimentos. O(a) professor(a) deve ser capaz de ressignificar os processos de ensino aprendizagem, deixando claro que, o(a) estudante é o centro do próprio processo e sujeito das ações que podem levar ao desenvolvimento global do conhecimento, de habilidades humanas, de valores e atitudes de um cidadão. A pesquisa aconteceu em uma instituição pública municipal, localizada em uma cidade do agreste paraibano, a escola atende alunos(as) do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos turnos diurno e noturno. O universo estudado compreende professores(as), estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, observados em lócus nas aulas de Arte ministradas na Instituição de Ensino. Aplicou-se no desenvolvimento da pesquisa, a metodologia do tipo descritiva, com enfoque na análise observatória e documental (qualitativa). Levando em conta o que foi estudado, pesquisado, observado, praticado e sistematizado neste artigo, podemos afirmar que, ele se torna relevante porque coletou e registrou informações, e apresenta uma prática de sala de aula exitosa, mostrando uma prática pedagógica que envolve a ampliação contínua dos conhecimentos e o desenvolvimento no modo de interagir com os(as) educandos(a).