Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA PROPOSTA A PARTIR DAS DOENÇAS NEGLIGENCIADAS.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Uma das problemáticas globais que acometem as populações com grande vulnerabilidade social são as chamadas doenças negligenciadas. Estas são aquelas em que há um déficit de políticas públicas e incentivos para sua pesquisa, assim como em mecanismos para prevenção e tratamento, sendo recorrentes em países em desenvolvimento e regiões de extrema pobreza. O trabalho analisou as contribuições de uma sequência didática fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos (TMP) e as suas implicações do processo de ensino e aprendizagem com estudantes do Ensino Fundamental I, sobre a relação “saúde e ambiente”, através da abordagem temática das doenças negligenciadas. A pesquisa enquanto abordagem se caracteriza como qualitativa, com procedimentos direcionados a Observação Participante (OP), e foi realizada em uma escola pública na Cidade de Pau dos Ferros/RN. As atividades foram divididas em momentos de problematização e relação entre saúde e o meio ambiente (1º MP), a verificação dos problemas no entorno da escola, bem como o estudo de formas de prevenção e sintomas (2º MP), e a culminância com a produção de panfletos e de apresentação dos aprendizados para a comunidade escolar (3º MP). Os resultados demonstraram como a aplicação da metodologia dos TMP pode facilitar o processo de construção do conhecimento dos alunos de uma forma mais significativa e ativa. Apesar da abordagem temática das doenças negligenciadas ser uma estratégia importante para promover a educação em saúde e a consciência ambiental na educação básica, houveram dificuldades na verificação da aprendizagem por parte dos estudantes, mesmo com a aplicação de métodos ativos.

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