RESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições de um projeto de extensão intitulado Protagonismo Estudantil na perspectiva inclusiva: Literaturas Africanas por meio da audição e o tato, realizado no IFRO, Campus Vilhena, em que foram desenvolvidas ações de leitura literária, visando o acesso à oralidade e ao desenvolvimento de uma audição aguçada, além do acesso à leitura de textos literários em Braille. A literatura possibilita inúmeras interpretações e leituras sobre determinada obra, e a diversidade textual permite ao estudante cego se perceber protagonista do seu processo de leitura. Desse modo, os gêneros literários oportunizam o desenvolvimento da oralidade e da escrita. A sistematização do acesso à leitura em Braille foi uma etapa importante para a formação acadêmica dos estudantes cegos, enquanto a construção de um audioresumo de literatura foi realizada por estudantes do curso de Edificações Integrado ao Ensino Médio, do Campus Vilhena, com o intuito de ser compartilhado e discutido em uma Roda de Leitura. Os beneficiários do projeto foram dois estudantes cegos da Escola Municipal Almirante Tamandaré, no município de Vilhena, e estudantes videntes do curso de Edificações Integrado ao Ensino Médio, do Campus Vilhena. A obra escolhida para o projeto foi "Hibisco Roxo", de Chimamanda Ngozi Adichie. O projeto foi desenvolvido de junho a novembro de 2022.